Prefeito de Blumenau se recupera de cirurgia e deve receber alta nesta terça-feira

De acordo com o médico responsável pelo procedimento, Mário Hildebrandt deve permanecer em repouso pelo menos até quinta-feira (21)

A cirurgia a qual o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt (Podemos) foi submetido na manhã desta segunda-feira (18) correu bem e ele já se recupera no quarto no Hospital Santa Isabel. A previsão é de que o prefeito receba alta na manhã desta terça (19).

Mário Hildebrandt recebeu visita da vice-prefeita Maria Regina Soar neste domingo (17) – Foto: Divulgação/NDMário Hildebrandt recebeu visita da vice-prefeita Maria Regina Soar neste domingo (17) – Foto: Divulgação/ND

Hildebrandt foi internado ainda na noite de sábado (16). Na quinta-feira (14), Hildebrandt sentiu fortes dores durante o trabalho na prefeitura e procurou atendimento no dia seguinte pela manhã. O quadro piorou durante o sábado e a equipe médica indicou a necessidade de internação.

De acordo com o médico responsável pelo tratamento, o neurocirurgião Leandro José Haas, o procedimento foi rápido e minimamente invasivo, feito com sedação.

“O nome deste procedimento é bloqueio facetário, ou, como é mais comum, infiltração. É feito com o paciente de barriga para baixo e com sedação. Através de uma radioscopia é inserida uma agulha dentro da coluna com a medicação para diminuir a inflamação e a dor no local”, explica.

Problema comum

O médico explica que a crise que acometeu o prefeito é consequência de um desgaste associado a uma hérnia de disco, problema bastante comum de acordo com a experiência de Haas.

“Muita gente tem hérnia de disco, e alguns tem muitos sintomas e outros tem poucos. O que acontece é que você pode ter a hérnia ali e ela ficar quietinha, aí com um movimento de mau jeito, ou se passa muito tempo sentado, pode desencadear essa crise do nada”, esclarece.

Ainda segundo Haas, o procedimento ao qual Hildebrandt serve tanto para conter a crise e diminuir a dor quanto para tratar o problema, já que pode fazer com que a hérnia “volte para o lugar ou seja consumida pelo organismo”.

Recuperação

Após a cirurgia, Hildebrandt passou um período na sala de recuperação e seguiu para o quarto. Segundo o médico, o prefeito deve permanecer em acompanhamento no hospital até a manhã desta terça-feira (19), quando deve receber alta caso a recuperação evolua e ele não apresente nenhum problema nas próximas horas.

Além disso, ele deve permanecer em repouso em casa por mais dois dias. O retorno ao trabalho deve ocorrer de forma gradual, segundo Haas: primeiro de forma remota, a partir de quinta-feira (21). Para a prefeitura, Hildebrandt deve retornar a partir da próxima segunda-feira (25).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Política SC