Prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, renuncia ao cargo

Decisão foi informada na noite dessa segunda-feira (30), por meio das redes sociais

O prefeito de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, renunciou ao cargo. A decisão foi divulgada por Marlon Neuber (PL) nas suas redes sociais nessa segunda-feira (30). 

O prefeito, que foi reeleito no dia 15 de novembro, disse que optou pela renúncia para cumprir uma decisão judicial ocorrida em 2018, em que a Justiça decidiu que ele deveria ser afastado do cargo por improbidade administrativa relacionada à compra de uma ambulância de forma fraudulenta em 2002.

À época, Neuber era chefe de Gabinete do então prefeito Ervino Sperandio. Apesar daquela decisão, ele foi inocentado após apresentar recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

Marlon Neuber foi reeleito neste ano – Foto: Divulgação/NDMarlon Neuber foi reeleito neste ano – Foto: Divulgação/ND

“A história mais uma vez exige de mim uma renúncia. Todos sabem que em 2018 sofri um processo que tentou me afastar do cargo de prefeito em razão de ter adquirido uma ambulância em 2002. Tenho convicção que nem eu, nem a equipe da comissão de licitação que nos ajudou a comprar a ambulância naquela época, tomamos qualquer iniciativa ou fizemos qualquer ação no sentido de nos locupletar no sentido de tomar dinheiro público para qualquer um de nós”, disse Neuber.

“Entretanto, essa ambulância estava vinculada à famigerada máfia das sanguessugas, que eu não fazia nem ideia naquela época que existia e, em decorrência disso, fui condenado ao pagamento de uma multa e à perda do cargo. Recorri, ganhei no TRF4, os recursos continuaram e, após as eleições, refleti muito sobre todo o contexto e tomei uma decisão muito importante: decidi renunciar ao cargo de prefeito para dar cumprimento àquela decisão de 2018”, argumentou. Confira o vídeo:

O vice-prefeito, Carlos Henrique Nóbrega, deve ocupar o cargo em até dez dias. Caso contrário, quem assume é o presidente da Câmara de Vereadores, Ezequiel de Andrade (PL). Apesar da renúncia do atual mandato, Neuber pretende assumir a prefeitura novamente a partir de 2021.

Nesta terça-feira (1º), o GAECO e a Promotoria de Justiça de Itapoá cumpriram mandados de busca e apreensão na prefeitura da cidade, inclusive no gabinete do prefeito, e na casa de servidores comissionados. Há uma investigação em curso que trata atos de improbidade administrativa relacionados ao uso de agentes públicos em desvio de finalidade. Na ação, também foram recolhidos equipamentos de informática para apurar provas.

Acesse e receba notícias de Joinville e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Política SC