Projeto quer liberar terrenos públicos para hortas comunitárias em Joinville

Ideia é que a prefeitura de Joinville selecione os terrenos aptos para que as comunidades possam usá-los na produção de alimentos

Uma horta comunitária na zona Sul de Joinville mostra o poder da união entre vizinhos. Abandonado por muito tempo, o terreno público foi transformado há cerca de três anos, quando virou ponto de encontro para a comunidade que gosta de colocar a mão na massa! Ou melhor, na terra!

Cada vizinho cuida de uma parte da horta comunitária – Foto: Juliano Masselai/NDTVCada vizinho cuida de uma parte da horta comunitária – Foto: Juliano Masselai/NDTV

“A gente tinha um terreno problemático, com acúmulo de lixo e resíduos, e hoje conseguimos transformá-lo num ambiente próspero, em que se pode aproveitar plantando hortaliças para a comunidade ter a tão almejada qualidade de vida”, conta o coordenador da horta comunitária, Thiago de Oliveira.

No início, cerca de 20 pessoas participavam do projeto. Hoje, já são 41 famílias e tem até fila de espera para participar. “Todo mundo se ajuda, coopera e colabora para aproveitar o espaço da melhor forma possível”, destaca o coordenador.

Além de estimular o convívio entre as pessoas da comunidade, a horta também promove mais saúde e cuidado com o meio ambiente. Isso porque nenhum agrotóxico é utilizado na produção dos alimentos e o espaço ainda conta com água da chuva para a irrigação.

Todo esse trabalho também favorece a saúde mental, como conta a dona de casa Nadir Martins. “A gente vem e planta, mexe na terra e não tem depressão”, fala.

Para dona Nadir, cuidar da horta faz bem também para a mente – Foto: Juliano Masselai/NDTVPara dona Nadir, cuidar da horta faz bem também para a mente – Foto: Juliano Masselai/NDTV

Projeto quer autorizar uso de terrenos públicos para hortas comunitárias

Um projeto do vereador Adilson Girardi (MDB) quer permitir o uso de terrenos públicos para a produção de hortas comunitárias.

“O projeto prevê a regulamentação e a organização desses espaços que serão destinados para a implantação das hortas comunitárias. Um dos fatores é a seleção pela prefeitura de todos os terrenos aptos a receberem as hortas”, explica o vereador.

Segundo ele, o uso está previsto por associações de moradores e outras entidades sem fins lucrativos com CNPJ.

“O objetivo final é incentivar a implantação das hortas, ajudar na saúde das pessoas, no convívio social e também proporcionar renda extra para as pessoas com a venda do produto excedente”, fala Adilson.

O projeto segue em tramitação no Legislativo, mas a previsão é que ainda neste ano novas hortas comunitárias sejam implementadas.

*Com informações do repórter Maikon Costa, da NDTV Joinville

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Política SC