Publicação de revista gera investigação na Câmara de Joinville
Sindicância será aberta para apurar irregularidades na criação e distribuição de uma revista de prestação de contas do Legislativo
O que era pra ser uma maneira de ajudar a prestar contas à sociedade, acabou gerando ainda mais polêmica em relação a transparência na Câmara de Vereadores de Joinville. É que a publicação da revista “O futuro de Joinville se escreve aqui”, que pretendia fazer uma prestação de contas sobre os atos da 18ª Legislatura, vai passar por uma sindicância.

A medida foi divulgada pelo vereador Neto Petters (Novo), que encaminhou, ainda em janeiro, um memorando à direção da Casa pedindo informações sobre a publicação. Segundo ele, que também devolveu os 15 exemplares que recebeu no gabinete, o ato foi um repúdio ao mau uso do dinheiro público.
Segundo Petters, com base em informação prestada pelo procurador-geral da Câmara, o valor total para a criação e impressão do material foi de mais de R$ 62 mil. Apesar disso, o pagamento está suspenso pela ausência de remessa de notas fiscais pela empresa contratada.
Uma sindicância foi aberta para apurar possíveis irregularidades na criação do material.
O ND+ entrou em contato com o presidente da Câmara na gestão anterior, o vereador Claudio Aragão (MDB). Ele disse que foi informado sobre a situação há pouco tempo, não sabia do problema e vai apurar o ocorrido.
A reportagem também buscou contato com o vereador Neto Petters, mas ele não respondeu até o fechamento desta matéria.
Confira a nota divulgada pela Câmara de Vereadores:
Registramos que revistas de Prestação de Contas da 18ª Legislatura, objeto de questionamento por membros da comunidade joinvilense e pela imprensa local, foram produzidas pela gestão anterior, que dirigiu a Câmara de Vereadores até o dia 31 de dezembro de 2020.
Em 2021 iniciou-se uma nova legislatura, com a eleição de novos membros para a organização e coordenação dos trabalhos na Câmara de Vereadores de Joinville. A nova equipe de diretores e assessores, através da Comissão de Fiscalização do contrato de publicidade, notou inconsistências na prestação dos serviços relacionados às revistas de Prestação de Contas da 18ª Legislatura, dentre elas a ausência de notas fiscais referentes ao serviço contratado de distribuição das revistas.
Diante dos fatos reportados pelos fiscalizadores, remeteram-se os contratos e as informações recebidas ao setor jurídico da Casa, por determinação do presidente Maurício Peixer (PL) e dos demais membros da Mesa Diretora, Érico Vinícius (NOVO) e Tânia Larson (PSL), resultando na recomendação de sobrestamento dos pagamentos e apuração dos fatos através de sindicância interna, visando apurar o ocorrido, o que foi acolhido pela direção.
Assim, os pagamentos foram suspensos até que seja esclarecido o motivo da demora na prestação das informações por parte dos responsáveis e fornecimento de todos os documentos e notas fiscais relativos ao serviço contratado.
Registramos, por fim, o compromisso da nova gestão da Câmara de Vereadores, iniciada em 1º de janeiro de 2021, com a transparência, com a economicidade dos recursos públicos, com a publicidade e eficiência de seus atos e decisões.
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