Região metropolitana de Joinville dá mais um passo

Proposta recebeu parecer favorável Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa; veja como será

A proposta da Região Metropolitana de Joinville deu mais um passo. Isto porque o projeto de lei que cria a região foi aprovado na terça-feira (8) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

JoinvilleVista da área central de Joinville – Foto: Carlos Jr/ND

A proposta recebeu parecer favorável com a inclusão da emenda que surgiu na Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Joinville. A Casa tem discutido o tema nos últimos meses.

A emenda acatada pelos deputados estaduais confirma a criação não só da Região Metropolitana de Joinville, mas também a de Jaraguá do Sul e a de Canoinhas.

A deputada estadual Paulinha (PDT), autora do projeto, gostou da sugestão da Comisssão Especial da CVJ e protocolou a ideia como emenda ao projeto inicial.

A princípio, a Região Metropolitana de Joinville terá os municípios de Joinville (sede) e Araquari. Na área de expansão entram os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul. Pertence à Associação dos Municípios do Norte de SC (Amunesc).

Além da CCJ, o texto de Paulinha segue agora para a Comissão de Finanças e Tributação da Alesc. Além dela, a proposta deve ser avaliada pelas comissões de Assuntos Municipais, e de Transportes e Desenvolvimento Urbano, para só depois ser votada pelo Plenário da Assembleia.

De acordo com o vereador Lucas Souza (PDT), que foi presidente da Comissão Especial da Região Metropolitana de Joinville na CVJ, a expectativa é de que o projeto de lei seja aprovado ainda este ano.

Para ele, a criação da região permitirá “a obtenção de mais recursos do governo federal, a criação do transporte intermunicipal entre Joinville e Araquari, a obtenção de mais e maiores financiamentos para o saneamento básico, além do planejamento integrado para a região norte para as próximas décadas”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política SC