Sabrina Aguiar

sabrina.aguiar@ndtv.com.br Coluna sobre os assuntos de Joinville e região. A economia, segurança pública, política e todos outros fatos por quem vive e pensa sobre as cidades.


Região Metropolitana de Joinville está mais próxima de virar realidade

Projeto da Região Metropolitana de Joinville avança mais uma etapa na Alesc

O projeto de lei complementar, que cria as regiões metropolitanas de Joinville, Jaraguá do Sul e do Planalto Norte Catarinense, foi aprovado na Comissão de Assuntos Municipais da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina).

A discussão teve parecer favorável da relatora, Deputada Marlene Fengler (PSD), na tarde desta quarta-feira (06) e passou com unanimidade entre os parlamentares.

Vista da área central de Joinville – Foto: Foto: Carlos Jr/NDVista da área central de Joinville – Foto: Foto: Carlos Jr/ND

O vereador Lucas Souza (PDT), de Joinville, também estava presente. O parlamentar preside a Comissão Especial da Região Metropolitana na Câmara de Vereadores da maior cidade do estado.

Apesar do andamento, o projeto ainda precisa passar por outras comissões, antes de ser votado em plenário pelos deputados.

O vereador está otimista com a aprovação e sanção pelo Governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, ainda esse ano. Lucas reforça que o modelo não irá onerar o estado e que a região metropolitana será administrada pela Associação dos Municípios do Norte de SC (Amunesc).

Como será a região metropolitana de Joinville

A princípio, a Região Metropolitana de Joinville terá os municípios de Joinville (sede) e Araquari. Na área de expansão entram os municípios de Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, ltapoá, São Francisco do Sul, Rio Negrinho e São Bento do Sul.

Como serão divididas as regiões metropolitanas – Foto: Arquivo ND+Como serão divididas as regiões metropolitanas – Foto: Arquivo ND+

Já a Região Metropolitana de Jaraguá do Sul comtempla, além de Jaraguá do Sul e Guaramirim, os municípios de Barra Velha, Corupá, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

Por fim, no Planalto Norte seriam Canoinhas, Três Barras, Bela Vista do Toldo, Irineopólis, Itaiopólis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Mafra.

*Mikael Melo cobre interinamente a coluna de Sabrina Aguiar 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...