Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Saiba alguns privilégios da Comcap que são revogados pelo pacote da prefeitura

Gratificação adicional de férias, pagamento de hora extra em 100% e adicional de tempo de serviço diferenciado estão entre os benefícios

Proposta que mexe com benefícios de empregados da Comcap está dentro do pacote enviado pela Prefeitura de Florianópolis à Câmara – Foto: Anderson Coelho/NDProposta que mexe com benefícios de empregados da Comcap está dentro do pacote enviado pela Prefeitura de Florianópolis à Câmara – Foto: Anderson Coelho/ND

O pacote emergencial enviado à Câmara de Florianópolis pelo prefeito Gean Loureiro (DEM) na última sexta-feira (15), com convocação extraordinária, pretende acabar com 10 benefícios dos trabalhadores da Comcap que não são garantidos aos servidores da administração direta e indireta da prefeitura.

São privilégios consolidados ao longo dos anos – muitos deles depois de movimentos grevistas – e que, se cortados, significarão uma economia de cerca de R$ 40 milhões durante os quatro anos do atual mandato. Os trabalhadores reagiram e aprovaram nesta segunda-feira (18) uma paralisação de 24 horas.

O Executivo quer acabar, por exemplo, com a gratificação de 10% a 40%, dependendo da remuneração do empregado, que é paga além do adicional de um terço de férias previsto em lei e com a concessão de 10% do salário para quem não tem falta injustificada no mês.

O pacote prevê ainda diminuir de 100% para 50% o percentual de cálculo da hora extra sobre o valor da hora normal e o fim do direito à folga remunerada no dia do aniversário.

O adicional por tempo de serviço também muda, de acordo com o projeto. Hoje os trabalhadores da Comcap recebem a cada dois anos uma gratificação de 4% sobre o salário-base e passariam a ter direito a 3% no prazo de três anos, com limite máximo de 30%.

A revogação dessas regalias, conforme o Executivo, ataca o crescimento geométrico da folha da autarquia.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.