Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


SC não emplacou nenhum líder na Câmara; isso diz sobre nossa força/fraqueza política

Nenhum dos 16 deputados federais está em alguma das 29 posições de liderança de partido ou de bloco; impacto da ausência política ajuda a explicar dificuldade em destravar obras federais

A informação sobre o roteiro da reunião com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, que permitiu espaço de fala apenas aos líderes escancarou duas informações lamentáveis.

Os 16 deputados federais de Santa Catarina – Foto: Divulgação/NDOs 16 deputados federais de Santa Catarina – Foto: Divulgação/ND

A primeira delas é que Santa Catarina não emplacou nenhum dos 16 deputados federais entre as 29 posições de liderança, considerando partidos, blocos partidários, governo, maioria e minoria. Por isso nenhum catarinense falou.

Não deixa de ser um duro termômetro sobre a nossa força – ou fraqueza – política.

E o que isso importa? Bom, se não há uma bancada forte em Brasília, significa que os pleitos do Estado podem estar sendo preteridos diante de quem tem voz mais proeminente.

Exemplo claro é o descaso federal com as rodovias estaduais, a ponto do governo ter que repassar quase meio bilhão de reais para destravar obras nas BRs 470, 280, 163 e 285.

Não é de graça que a BR-282 herdou da BR-101 o título de Rodovia da Morte.

É por isso que este blog não é só sobre política, é sobre como as decisões do poder impactam na tua vida.

Liderança machista

Pois bem, o segundo fato é que apenas duas mulheres – Joenia Wapichana (Rede-RR) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) – ocupam funções entre os 29 espaços de liderança.

Joenia Wapichana (Rede-RR) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) – Foto: Divulgação/NDJoenia Wapichana (Rede-RR) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) – Foto: Divulgação/ND
Loading...