Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Tribunal de Contas da União bloqueia o aumento de pedágio em SC

A Agência Nacional de Transporte Terrestre havia autorizado o aumento de 44% do valor no trecho gerido pelo consórcio Arteris

O TCU (Tribunal de Contas da União) impugnou parte do valor do reajuste do pedágio autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) ao consórcio Arteris. O absurdo de 44% de aumento em plena pandemia. Um verdadeiro deboche e desrespeito com o cidadão brasileiro.

Tribunal de Contas da União bloqueia o aumento de pedágio em SC – Foto: Divulgação/Paulo Alceu/ND

A Arteris, inadimplente, justificou o aumento com base na obra do contorno viário que deveria ser entregue em 2012. Até hoje só promessas. O que esse consórcio estava conseguindo via ANTT era receber por antecipação o que prometeu entregar daqui três anos. Ou seja , o reajuste do pedágio que explodiria no nosso bolso era uma espécie de pagamento antes de entregar a obra do contorno viário. Deboche é pouco.

A cautelar do TCU leva a assinatura do ministro Raimundo Carreiro. O senador Esperidião Amin tem toda a razão quando declara que tem que ser feita uma investigação, até porque a Arteris está devendo para Santa Catarina e só recebe vantagens em troca.

+

Paulo Alceu