Poder

os bastidores da política em Santa Catarina com informação e opinião sobre os fatos quentes do poder.


TSE e Whatsapp anunciam banimento de mais de 250 contas por violação dos termos

No período de 27 de setembro a 26 de outubro, o canal com o TSE recebeu 1.037 denúncias

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o WhatsApp anunciaram nesta quarta-feira (28) os resultados preliminares da plataforma de denúncia de contas suspeitas de disparos de mensagens em massa.

TSE e Whatsapp tem parceria firmada para combater fake news – Foto: Agência Brasil/Divulgação/ND

No contexto do Programa de Enfrentamento à Desinformação, a plataforma de denúncias é uma das parcerias feitas entre o TSE e o WhatsApp para combater a “viralidade” e as notícias falsas nas Eleições 2020.

No período de 27 de setembro a 26 de outubro, o canal com o TSE recebeu 1.037 denúncias. De 720 contas válidas, 256 foram banidas por violação dos termos de serviço do WhatsApp.

Planos de governo similares

Um equívoco no plano de governo do candidato à prefeitura de Florianópolis Dr. Ricardo (Solidariedade) chamou atenção.

Em determinado trecho do plano de governo, ele diz que “o emprego é o que garante o pão, o arroz e o feijão na mesa do itajaiense”.

A assessoria do candidato informou que, infelizmente, houve esse erro no momento de cadastrar as propostas de governo. Também adiantaram que será feita uma atualização com as propostas no sistema, via jurídico, mas que essa alteração é um pouco lenta.

Outros trechos do plano são bem parecidos com o plano do governo do candidato à prefeitura de Itajaí, Osvaldo Mafra, também do Solidariedade.

Absurdo atraso

Se for realmente o que o deputado estadual Valdir Cobalchini (MDB) diz, é preciso mesmo uma reação radical da sociedade organizada: há, hoje, R$ 40 bilhões em investimentos em SC esperando por uma licença ambiental. Quantos empregos e renda estão se perdendo? Revoltante e inaceitável.

Raul Sartori

Movimentações

É visivelmente impressionante as mexidas que os grupos “Volta Moisés” e “Fica Daniela” têm feito. Depois que ela assumiu o governo e a Polícia Federal encerrou as investigações sobre os chamados respiradores fantasmas dando a ele inocência, aguçou o enfrentamento.

Com a vinda de Jair Bolsonaro na formatura dos novos agentes da Polícia Rodoviária Federal, a atual comandante de Santa Catarina vai ter uma conversa olho no olho com o presidente da República e fortalecer sua permanência. Enquanto isso, o clima de retorno do governador afastado vai ganhando altura.

Marcos Schettini