Raul Sartori

Notícias de fatos e pessoas, preferencialmente de SC, em primeira mão, sempre que possível.


Veja como foi a posse do prefeito, vice e vereadores de Nova Trento

Solenidade ocorreu na Câmara de Vereadores, na manhã desta sexta-feira (1º). Confira o discurso do novo prefeito, Tiago Dalsasso (MDB)

Esquecer diferenças político-partidárias e governar para todos os neotrentinos, foi o compromisso que o prefeito Tiago Dalsasso (MDB) fez em seu discurso de posse na manhã desta sexta-feira (1º), na Câmara de Vereadores, onde também foi empossado o vice-prefeito, Moacir Dalla Brida.

Além deles, tomaram posse do cargo os nove vereadores que agora compõem o Legislativo Municipal: Joel Garbari (PSDB), Luiz Fernando Eccel Rachadel (MDB), Silvio Correia (PP), Flávio Luiz Dalprá (MDB), Emerson Machado(MDB), Jucelino Chini (PP), Gustavo Orsi (MDB), Edo Piazza (MDB), e Gabriel Battisti (PSDB).

Tiago Dalsasso fazendo seu juramento; abaixo, seu vice, Moacir Dalla BridaTiago Dalsasso fazendo seu juramento; abaixo, seu vice, Moacir Dalla Brida – Foto: Divulgação

Como mais votado em 15 de novembro a atendendo o disposto no regimento interno do Legislativo, o vereador Joel Garbari abriu a sessão solene, que envolveu inicialmente a apresentação dos diplomas de todos os eleitos, seguida de juramento e assinatura do tempo de posse.

A sessão foi interrompida por 10 minutos para a eleição da nova mesa diretora da Câmara que, com sete votos a favor da chapa única apresentada, ficou assim constituída: presidente – Genésio Piazza (MDB); vice-presidente – Luiz Fernando Eccel Rachadel (MDB), 1º secretário – Jucelino Chini (PP);  e 2º secretário – Joel Garbari (PSDB).

O eleito, Genésio Piazza, passou então a presidir a sessão de posse do prefeito eleito e seu vice. Cumpridas as formalidades  – apresentação dos diplomas, assinatura do termo de posse e juramento – , seguiram-se os discursos.

O vice-prefeito, Moacir Dall Brida foi breve. Disse que ele e Tiago Dalsasso serão, a partir de hoje, “o prefeito e vice de todos os neotrentinos”, incluindo, em especial, todos os 8.373 eleitores que comparecem às urnas dias 15 de novembro.

Exemplo de transição

Um dos momentos da sessão mais aguardados foi o discurso do prefeito empossado, Tiago Dalsasso, que inicialmente lembrou que aquele instante foi a realização de parte de um sonho dele – que era ser prefeito – e que outra parte começa agora, com sua posse.

Logo nas primeiras palavras destacou que sua bandeira no comando do Executivo é “Nova Trento em primeiro lugar” e fez um apelo aos vereadores para que esse slogan seja também o deles.

Depois de agradecer ao já então ex-prefeito Gian Voltolini e seu vice, Jaison Marchiori, pela transparência que marcou a transição na administração após as eleições, destacou que ela foi um exemplo para todo o Vale do Tijucas e para Santa Catarina.

Após admitir que os desafios a enfrentar são muitos e que reuniu uma equipe competente para enfrentá-los, ressaltou que mesmo assim  pode cometer erros mas que tem “a humildade de reconhece-los e consertá-los se for possível”.

Encerrou seu pronunciamento pedindo novamente que se esqueçam diferenças partidárias e “que só se pense no que é melhor para nosso povo; é para isso que estamos aqui e é para isso que fomos eleitos”.

Na parte final da sessão foram convidados a se manifestar o ex-prefeito Gian Voltolini, seu vice, Jaison Marchiori, e os vereadores eleitos e reeleitos.

Jaison fez menção ao fato de que ele e Gian Voltolini entraram pela porta da frente da Prefeitura e dela saíram também pela porta da frente.

Gian Voltolini enfatizou que sua gestão de oito anos no comando do Executivo municipal foi cheia de desafios, com muitos acertos e alguns erros,  mas que sempre pensou no lema de Santa Paulina – “Nunca desanimeis, embora venham ventos contrários” – “para superá-los e seguir adiante”.

Também destacou a transição entre sua equipe e que agora assume – “amistosa, amiga, honesta e sobretudo transparente” – como exemplo. Afirmou que deixou o Executivo com suas contas “redondas” e que seu sucessor tem tudo para tocar sua gestão sem problemas e “fazer Nova Trento acontecer”. Além de se colocar à disposição dos novos gestores municipais para qualquer ajuda ou esclarecimento, desejou sucesso.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.