Fabio Gadotti

Comportamento, políticas públicas, tendências e inovação. Uma coluna sobre fatos e personagens de Florianópolis e região.


Vereadora quer proibir fogos de artifício em Florianópolis

Projeto protocolado na Câmara pela estreante Pri Fernandes retoma discussão sobre assunto na cidade

Proposta proíbe uso de fogos de artifício em Florianópolis – Foto: Leonardo Souza/PMF/Divulgação/NDProposta proíbe uso de fogos de artifício em Florianópolis – Foto: Leonardo Souza/PMF/Divulgação/ND

O primeiro projeto protocolado pela vereadora estreante Pri Fernandes (Podemos), eleita em novembro passado com base na defesa da causa animal, pretende proibir fogos de artifício com “alto impacto e que cause efeito danoso” em Florianópolis. A intenção é vetar o uso em qualquer época do ano, e não apenas em datas festivas.

Diferente da proposta apresentada pela ex-vereadora Maria da Graça Dutra em 2017, que acabou arquivada, a proposta não proíbe a comercialização dos produtos. O texto coloca, no entanto, “na mão do Executivo” a definição sobre quais fogos estariam enquadrados na regra.

Pri Fernandes diz que a medida estimularia a compra dos tipos luminosos. “É uma questão de bom senso”, justifica a vereadora, lembrando que o objetivo é beneficiar os animais, pessoas internadas em hospitais e crianças autistas.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.