VÍDEO: Governador anuncia medidas para afetados pelas chuvas em SC

Moisés diz que residências e rodovias atingidas podem ser ressarcidas pelo Estado

Em vídeo enviado ao Grupo ND, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés (Republicanos), descreveu uma série de medidas tomadas pelo governo estadual para amenizar os estragos causados pelas chuvas. Entre as ações descritas, os municípios poderão comprovar os danos causados pelas águas e receberem “transferências especiais”, explicou.

Governador anuncia medidas diante das fortes chuvas dos últimos dias – Foto: Flavio Tin/Arquivo/NDGovernador anuncia medidas diante das fortes chuvas dos últimos dias – Foto: Flavio Tin/Arquivo/ND

Além da transferência, Moisés afirmou que as residências atingidas pelas chuvas, em que os municípios tiverem “cota livre de alagamentos”, poderão receber recursos estaduais.

Ainda na declaração, o governador explica que haverá um crédito especial para empresários e indústrias atingidas pela tragédia.

O governo do Estado auxiliará na construção de casas para aqueles que perderam as suas residências. Essa ação ocorrerá com o auxílio dos municípios. As construções deverão ser feitas em terrenos cedidos pelas prefeituras, longe de áreas inundáveis, a partir de critérios definidos pela Defesa Civil.

O chefe do Executivo ressaltou ainda que a Secretaria de Estado da Infraestrutura está atuando nas 150 ocorrências que provocaram interdições ou interrupções de trânsito nas rodovias estaduais. Desse total, cerca de 50 pontos ainda exigem algum tipo de intervenção mais complexa.

Carlos Moisés informou também que terá nesta terça-feira (10), uma reunião virtual com os 28 prefeitos de cidades que decretaram situação de emergência até o momento. Ao todo, 123 municípios registraram ocorrências na última semana, o que representa 42% do total do Estado.

“O momento é de união de forças para reconstruir tudo o que foi perdido. O Governo do Estado não medirá esforços para fazer isso o mais rapidamente possível. O catarinense é um povo resiliente, que sabe encarar os desafios. Todos juntos superaremos mais este momento difícil”, afirmou o governador.

+

Política SC

Loading...