VÍDEO: Tentativa de fiscalização de vereadores na Saúde termina em confusão em Itajaí

Executivo enviou ofício à Câmara de Vereadores afirmando que os parlamentares infringiram a lei municipal ao tentar fiscalizar os ambientes individualmente, o que seria um abuso de poder

A sexta-feira (21), terminou em confusão no almoxarifado da secretaria de Saúde, em Itajaí no Litoral Norte de Santa Catarina. Tudo começou com uma tentativa dos vereadores Osmar Teixeira (SD) e Anna Carolina (PSDB), membros da CPI das Máscaras, de fiscalizarem áreas da saúde, mas foram impedidos por servidores públicos.

Vídeos que circulam na internet, mostram a confusão formada entre os parlamentares e servidores públicos na secretaria de Saúde, inclusive com a presença de policiais militares.

Vereadores Ana Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD) são impedidos de entrar em almoxarifado da secretaria de Saúde em Itajaí – Foto: Ana Carolina/ReproduçãoVereadores Ana Carolina (PSDB) e Osmar Teixeira (SD) são impedidos de entrar em almoxarifado da secretaria de Saúde em Itajaí – Foto: Ana Carolina/Reprodução

De acordo com ofício enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores, os parlamentares infringiram a lei ao tentar “fiscalizar de forma individual” ambientes restritos, inclusive um consultório médico, no qual um paciente era atendido.

Já nos relatos dos vereadores, eles tentaram fiscalizar a secretaria de Saúde e foram impedidos pelos servidores públicos. De acordo do a vereadora Anna Carolina, a Polícia Militar e Guarda Municipal foram chamadas por eles.

Vídeo mostra confusão envolvendo vereadores e servidores públicos da saúde em Itajaí – Vídeo: Reprodução/Internet

“A Guarda Municipal chegou aqui, mandou que eles abrissem a porta, e eles não estão querendo abrir. Pode ser até que não tenha nada demais, mas isso é desaforo, descumprimento de lei e vou levar isso até o final”, postou Anna na internet.

No ofício enviado pela prefeitura ao Legislativo, os vereadores visitaram unidades de Saúde em desacordo com a lei municipal, que determina que “a competência para realizar fiscalização nos órgãos públicos municipais, é da Câmara de Vereadores e não individualmente”, traz o documento.

Vereador Osmar Teixeira e Ana Carolina foram impedidos de entrar em almoxarifado da Saúde de Itajaí, o que gerou confusão – Foto: Reprodução/InternetVereador Osmar Teixeira e Ana Carolina foram impedidos de entrar em almoxarifado da Saúde de Itajaí, o que gerou confusão – Foto: Reprodução/Internet

Ainda de acordo com ofício, “um dos fatos foi a entrada da vereadora Anna Carolina no consultório médico sem qualquer autorização, enquanto o servidor médico estava realizando consulta”, traz o documento.

Já pela internet, a parlamentar rebateu. “A gente vai nos postos de saúde e fazem as pessoas se esconderem, será que não querem mostrar que aqui tem menos pessoas trabalhando do que deveria? Será que é sexta-feira e tá todo mundo na praia enquanto eu quero trabalhar, será que é isso?”, questionou Ana Carolina.

Osmar Teixeira, por sua vez, disse que ele e Ana foram impedidos de entrar no almoxarifado por ordem da diretora executiva da secretaria municipal de Saúde, Dulcinéia, e que por isso acionaram a Polícia Militar e registraram boletim de ocorrência.

Por meio de nota, a Câmara de Vereadores afirmou que está ciente e vai acompanhar os desdobramentos do caso. “Tendo em vista que a fiscalização é uma prerrogativa do exercício do mandato parlamentar, a Câmara de Vereadores de Itajaí acompanhará os desdobramentos do caso junto às autoridades competentes”.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política SC

Loading...