A tese da múltipla escolha

A especulação de várias candidaturas, em 2018, atenderia à antecipação de alianças, porém em um cenário imprevisível

DIVULGAÇÃO/ND

O presidente do PT, Cláudio Vignatti, discursa durante o encontro de prefeitos, vices e deputados, em Chapecó

PRONTO PARA A LUTA
Encontro estadual dos prefeitos, vices, vereadores e deputados estaduais e federais do Partido dos Trabalhadores lotou o auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Chapecó para debater as perspectivas e desafios da política e da economia brasileira, e, é claro, eleições municipais, uma boa hoa de moti. O presidente estadual Cláudio Vignatti, na foto enquanto discursava, afirmou que “o PT tem o desafio de avançar ainda mais nas transformações sociais” para uma plateia de mais de 150 filiados, entre eles mais de 30 prefeitos – 20 deles pré-candidatos à reeleição -, os deputados estaduais Luciane Carminatti e Dirceu Dresch, e federais Décio Lima e Pedro Uczai. No mês que vem, os petistas farão nove reuniões nas macrorregionais para debater especificamente a corrida municipal.

Ajuda na web
Projeto do senador Paulo Bauer (PSDB), a Lei da Lactose, voltou a receber o apoio virtual em uma mobilização na internet encampada por Jéssica Duarte, uma catarinense de Rio do Sul, no site www.change.org/leidalactose, que, depois de auxiliar na aprovação da lei no Senado, pressiona os líderes do PSDB e do PMDB na Câmara, Carlos Sampaio (RJ) e Leonardo Picciani (RJ), além do presidente da casa Eduardo Cunha (PMDB-RJ, para que a matéria siga para o plenário. A ação pelo projeto, que prevê a inclusão nos rótulos de alimentos a informação de presença de lactose nos produtos, poderá aumentar as 20 mil manifestações já conseguidas na tramitação do Senado. 

GIANCARLO BARAÚNA/DIVULGAÇÃO/ND

O senador Paulo Bauer abraça o deputado Marcos Vieira, observado pelo ex-deputado Dóia Guglielmi: paz no ninho tucano

O CLIMA MUDOU
Da tensão pré-convenção tucana à primeira reunião da nova executiva o partido, o presidente Marcos Vieira e seu antecessor Paulo Bauer têm dado provas em público de que somente juntos mudarão o quadro para o PSDB, em 2016, como revela o gesto de ambos na reunião da última quinta-feira. A projeção para a próxima eleição ao governo tem sido evidente, com a formalização de que Bauer é o candidato do partido, uma forma de afastar a ideia, divulgada antes da convenção, de que Vieira levaria os tucanos para os braços do PSD, de RaimundoColombo, algo que o deputado descarta. O clima é de construção no ninho. 

Transportes
Deputado Jorginho Mello (PR) comemora os anuncios do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, que, na passagem por Santa Catarina, foi além da explicação de como funcionarão os processos de concessão de rodovias federais e a Parceria Público-Privada nos trechos que cortam o Estado. Para Joginho, tão importante quanto a privatização, foram a autorização dos projetos parra as marginais da BR-101 em Biguaçu e São José, na Grande Florianópolis, que complementarão o Anel de Contorno Norte, obra que a Agência Nacional de Transportes Terrestres passará à Autopista Litoral Sul realizar; e a autorização do ministro parra a criação da superintendência da ANTT em Santa Catarina nos próximos 30 dias, hoje subordinada a do Rio Grande do Sul. 

Duas em uma
Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Carlos Chidioni lembra que a visita do ministro Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) marcará, na segunda-feira, a adesão de Santa Catarina como primeiro Estado da federação no Bem Mais Simples, que pretende aliviar a carga tributária das empresas. E que tem tudo para ser complementado em outra ponta, na quarta-feira, quando será lançado pelo governador Raimundo Colombo o Programa Catarinense de Energia Limpas (SC+Energia), entre elas a Eólica (vento), que reúne Fatma, Jucesc, Fazenda, BRDE, Celesc, SC Gás e Badesc. 

•Palhoça em polvorosa com a entrada na pauta do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, na próxima terça-feira, do julgamento do recurso do prefeito Camilo Martins (PSD), cassado em primeiro e segundo graus por abuso do poder econômico e político. 

•Advogado de defesa do deputado Romildo Titon (PMDB) e de outros réus no processo aberto a partir da Operação Fundo do Poço, Gastão da Rosa Filho acredita ser positiva a troca do relator pela aposentadoria compulsória do desembargador José Trindade dos Santos, substituído pelo desembargador Jorge Henrique Schaefer Martins, autor de vários livros jurídicos, entre eles um que tata de penas alternativas.

Loading...