Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Abertura do consulado da Itália em Santa Catarina avança, mas precisa do futuro governo

Também depende de aval do governador eleito e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável o avanço de uma parceria no setor de tecnologia

A abertura do consulado italiano em Santa Catarina foi assunto durante reunião diplomática realizada no Rio de Janeiro, na quinta-feira. Para o conselheiro da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria em Santa Catarina, Diego Mezzogiorno (à dir.), um cônsul catarinense afinará as relações econômicas do Estado tanto com a Itália quanto com toda a União Europeia. Ao centro está o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. Completa a imagem o presidente da Casa d’Italia do Espírito Santo, Cilmar Franceschetto.

Franceschetto, Mezzogiorno e Bernardini - Divulgação/ND
Franceschetto, Mezzogiorno e Bernardini – Divulgação/ND

Futuro

Os trâmites burocráticos para a abertura do consulado da Itália em Santa Catarina passam pelo governador eleito Carlos Moisés (PSL). Já houve, por parte do atual governador Eduardo Moreira (MDB), uma sinalização para cessão de espaço dentro do Centro Administrativo para a futura sede consular. No entanto, a oficialização só poderá ser feita em 2019, após o fim do ano eleitoral. Candidato ao Senado pela Rede, Diego Mezzogiorno já abriu conversas com o futuro governo para avançar os trâmites. 

Negócios

Também depende de aval do governador eleito e da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável o avanço de uma parceria no setor de tecnologia entre o Estado e o país europeu. Uma parceria prevê cooperação entre startups catarinenses e da região da Campânia, no Sul, onde fica a cidade de Napolis. É uma porta para as empresas locais avançarem na União Europeia tendo a Itália como porta. Há também cooperações no setor náutico.

Loading...