Ação contra Bombeiros Voluntários revolta Joinville

Ação no STF causa revolta de autoridades em Joinville

Revolta

A notícia de que a Feneme (Federação Nacional das Entidades de Oficiais Militares Estaduais) ajuizou no STF (Supremo Tribunal Federal) uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei estadual que permite que municípios celebrem convênios com corporações de bombeiros voluntários provocou revolta em vários setores joinvilenses.

Efeito

Na época, a briga pela aprovação da proposta foi tão dura que o deputado estadual Darci de Matos (PSD) quase entrou em vias de fato com um comandante dos Bombeiros Militares. Venceu Joinville depois que Acij, CDL, Ajorpeme, OAB, Câmara de Vereadores e Prefeitura pressionaram os deputados em Florianópolis.

Nova pressão

Agora, pelo que tudo indica, as mesmas entidades terão que se mobilizar em Brasília para pressionar o STF a não aprovar o retrocesso de algo que se pensava estar “morto”. O fantasma voltou neste fim de ano. O deputado estadual Darci de Matos (PSD) mobilizará hoje a assessoria jurídica da Assembleia Legislativa para acompanhar o projeto em Brasília.

 “Não vamos aceitar o retorno de algo que já foi votado na Assembleia. É nossa autonomia que está em jogo.”

Darci de Matos, deputado estadual do PSD.

Encontro  

O prefeito eleito de Joinville, Udo Döhler (PMDB), conversa com o promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, sob os olhares do secretário da SDR de Joinville, Carlos Roberto Caetano, durante o evento “O que você tem a ver com a corrupção”, ocorrido sexta-feira (7), na Câmara de Vereadores de Joinville.

Reforma em Barra Velha

Entre as reformas anunciadas nas administrações municipais a partir de janeiro de 2013, o mais arrojado até o momento é o prefeito de Barra Velha, Claudemir Mathias (PSB), que enviará para a Câmara de Vereadores a proposta de compactação de secretarias.

As pastas de Administração e Finanças serão unificadas e o secretário será Jair Irineu Bernardo. A mesma unificação ocorrerá entre as secretarias de Planejamento, Desenvolvimento Urbano, Comércio e Indústria. A

Secretaria de Obras e Agricultura e Pesca será mantida, e o cargo de titular será indicação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na Secretaria de Educação não está definido um nome, mas é certo que o cargo de secretário adjunto será extinto. O mesmo ocorrerá nas Secretarias de Saúde e do Bem-estar Social.

Planejamento de Balneário Barra do Sul

O prefeito eleito Ademar Borges (PMDB) garantiu que a transição com a atual administração transcorre com tranquilidade. Uma boa notícia, já que depois da eleição grupos peemedebistas e petistas entraram em confronto. “A eleição acabou e queremos apenas pensar no município. É bom o relacionamento com o prefeito Antônio Rodrigues, tanto que os olhos se voltam para a temporada de verão. Isso é fundamental para o turismo no mês de janeiro”, analisou.

São Francisco e Araquari

O prefeito reeleito de São Francisco do Sul, Luiz Zera (PP), tem até o momento apenas uma secretaria definida. Na Saúde, assumirá o atual gerente regional de Saúde, Douglas Calheiros, e o restante será definido até o dia 15 de dezembro. Em Araquari, João Pedro Woitexem (PMDB) também está prudente na escolha dos secretários por contar com um leque de partidos.

Equipe

Sobre a formação da equipe de governo, Ademar revelou que deve escolher apenas 30% até o final do mês. “Existe uma composição de apoio que ainda está sendo estudada. Possivelmente, a equipe inteira só estará definida no final de janeiro. Com 30% acredito que possa desenvolver as atividades fundamentais no primeiro mês de governo”, comentou.

“Tenho que ter cuidado nas escolhas. Estou verificando isso através dos partidos que me deram apoio para a reeleição.”

João Pedro Woitexem (PMDB), prefeito de Araquari.

Stammtisch

O lançamento da temporada de verão em São Francisco do Sul ocorreu na Prainha, no sábado (8). Entre os grupos presentes, a Estrela da Praia era um dos mais animados. Seus integrantes estão empolgados com a entrada no Carnaval em 2013. A escola de samba Mangueira, do Rio de Janeiro, será a madrinha do grupo.

Palestras

Amanhã, duas diferentes atividades vão movimentar os postos de saúde Roraima (Comasa) e Edla Jordan (Petrópolis). O Edla Jordan realiza o encontro aberto para as gestantes, a partir das 14h. Haverá palestra sobre cuidados na gravidez e com os bebês, sorteio de brindes e café da tarde. Não é necessário fazer inscrição para participar da atividade. Mais informações pelo telefone da unidade (47) 3436-6705. O posto de saúde Edla Jordan está localizado na avenida Paulo Schroeder, número 2605.

Mais eventos

Na unidade Roraima, do bairro Comasa, haverá o Brechó Comunitário do Grupo de Artesanato dirigido pelas agentes comunitárias de saúde. A renda obtida com a venda dos produtos será revertida na compra de materiais para o grupo. Mais informações pelo telefone (47) 3434-6770. A unidade fica na rua Vicente Celestino, número 329.

Manutenção

A SCgás aprovou o orçamento da companhia para 2013 e decidiu realizar novos investimentos em rede de distribuição para interiorizar a oferta do produto e não reajustar a tarifa de gás natural no exercício.

Loading...