Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Animosidade entre Casan e Prefeitura de Florianópolis

O episódio do rio do Brás criou um clima de animosidade entre a Casan e a Prefeitura de Florianópolis. Também pudera. E esse mal-estar repercutiu na Agronômica. Há um sentimento de que poderá se transformar, caso já não tenha se transformado, num embate eleitoral antecipado, até porque na prefeitura está o PSD e na Casan o PMDB. Adversários em outubro. Na verdade nessas horas não deveria haver uma divisão e sim uma união visando resolver o problema em benefício do Estado e da cidade que vem recebendo milhares de turistas. Esse é um momento de apresentar soluções para que os problemas não se repitam. E não explicações tentando justificar o injustificável. A Casan entregou ontem à prefeitura de Florianópolis uma relação de 33 ações operacionais para enfrentar as questões de balneabilidade, sublinhando que os problemas de saneamento no Norte da Ilha são referentes a 57% de ligações irregulares. Aí já há controvérsias, pois existem indícios de que a estação elevatória não cumpriu com seu papel. Outra discordância é quanto ao extravasor dos Ingleses que foi lacrado. A prefeitura considera “ilegal” da forma como estava funcionando jogando esgoto que desemboca no mar. Pois é, a empresa destacou que estão sendo aplicados R$ 331,8 milhões em obras na Capital, o maior investimento do país em rede e tratamento de esgoto municipal. A meta e até 2018 a cidade ultrapassar 70% de cobertura em saneamento básico. Maravilha, sairemos desta  condição de vergonha. O que tem que ser feito agora, com o reconhecimento de erros cometidos e não baseado em planos futuros, é solucionar os problemas pontuais para que a temporada do ano que vem não seja atropelada por inconsequências.  Que o histórico saneamento por fazer passe a ser prioritário visando também à saúde das nossas praias.  

CARIMBO
Não será surpresa caso o prefeito de Santo Amaro da Imperatriz, Sandro Carlos Vidal do PSD, desistir de disputar as eleições em outubro. Pelo menos ele vem sondando essa possibilidade com colegas.

Ricardo Pereira/Divulgação/ND

Reunião: A primeira reunião oficial da diretoria OAB/SC comandada por Paulo Brincas aconteceu ontem com o planejamento de ações até o final deste ano e a preparação para a posse do dia 18 de fevereiro no Centrosul. A expectativa é de que deverá reunir cerca de 1,5 mil convidados. Brincas assume num período de turbulências políticas e econômicas onde uma entidade com a OAB tem vital importância junto a sociedade.


Sintoma
Só para se ter uma ideia, em janeiro  a energia elétrica, até aqui, teve uma redução no consumo de 10%. O que significa isso? A indústria reduziu a produção e não se trata de período de férias, pois esse dado e em relação ao mesmo período do ano passado. Significa retração que certamente alcançará a arrecadação. Dias difíceis pela frente, ou melhor, meses…

Mais ou menos
Pois é, outubro, novembro e dezembro a arrecadação colocou o governo do Estado em alerta. Ficou abaixo do previsto confirmando momentos de crise. Agora em janeiro houve uma reação, mas pelo visto sazonal devido a chegada de turistas movimentando o verão em Santa Catarina. Pelo menos está ajudando….

Mais uma 
“Duvido que tenha neste  país um promotor ou delegado que tenha a coragem de dizer que eu tenha me envolvido em qualquer coisa ilícita…” Lula , o honesto, pelo menos em quatro processo está sendo tratado como suspeito. Assim como ele acredita ser imune a denúncias, a presidente Dilma tem convicção de que a economia do Brasil anda muito bem. Chegou a mostrar indignação com relatos do FMI afirmando o contrário. De que planeta esses dois são?

Futuro
O movimento neste final de semana na BR 101 tanto de ida como de vinda, na região entre Piçarras e Itapema principalmente, revela que num futuro breve a rodovia, que levou décadas para ser duplicada, estará exigindo uma terceira pista.

Comprometido
O PT não é o criador da corrupção, ela não começou com ele. Tanto que Lula na exaustão chegou à presidência da República prometendo combatê-la e extirpá-la do poder. O PT  transformou-se, isso sim, num partido venal  comprometido com a corrupção. Ao invés de combatê-la, se beneficiou de forma ainda mais destruidora e predadora. Com certeza não foi ele que estabeleceu a corrupção, apenas viveu dela e diz não saber de nada.

Observem
Quantos funcionários do serviço público foram demitidos? Não se tem notícia. E quantos empregados da iniciativa privada perderam o emprego n os últimos meses? O desemprego vem batendo recordes. E quem paga a conta dos privilégios dos Poderes e suas paquidérmicas estruturas? Pense nisso, enquanto a vida segue!!!

Complicadores
No dia 28, agora quinta-feira, o governador Raimundo Colombo reúne o colegiado em Lages para uma análise mais aprofundada em relação à crise econômica. Arrecadação em baixa, desemprego em alta, produção em declínio e o governo, naturalmente, terá que apertar os cintos de forma prática e efetiva. Ou seja, além do tradicional discurso…

Daniel Queiroz/ND

Festejando Completou ontem um ano da retirada dos pardais e lombadas eletrônicas das ruas de Palhoça. O prefeito Camilo Martins optou pelas faixas elevadas. Hoje são 18 e serão instaladas mais 10. Neste período não foi registrado nenhum acidente grave, o que ficou constatado, segundo Martins, que o efeito dos radares eletrônicos era arrecadatório e não segurança. O prefeito garantiu que radar em Palhoça não volta mais. Os únicos existentes são nas marginais da BR 101, de responsabilidade do governo federal.
Loading...