Brasil e os impostos

Que o Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo não é novidade. Trata-se de uma dos maiores problemas que o país enfrenta. A alta taxa de impostos não influencia apenas o bolso dos trabalhadores, mas reduz a competitividade brasileira em relação aos outros países e afasta os investidores.

A partir de junho, os comerciantes serão obrigados a mostrar na nota fiscal o detalhamento do valor e da quantidade dos impostos pagos em cada produto o serviço.  A lei já em vigor há quase um ano, mas somente a partir de junho será obrigatória. Desta forma entende-se que os consumidores terão uma visão mais clara do quanto paga de tributos na aquisição de cada mercadoria. É certo que os valores que serão apresentados na nota fiscal, ainda podem surpreender alguns desinformados que não imaginam o quanto pagam em impostos na compra de qualquer produto.

O grande problema não é somente o alto valor cobrado nos impostos, mas sim, a falta de retorno que nós, cidadãos, recebemos do dinheiro pago ao governo – e que deveria ser aplicado em infraestrutura, saúde, educação e em uma infinidade de serviços públicos. Ao contrário de países de primeiro mundo que, de fato, investem o valor pago em impostos na infraestrutura e na qualidade de vida de seus contribuintes.

Loading...