Câmara de Vereadores de Joinville elege membros das comissões na primeira sessão do ano

Depois da análise do nome de cada um, entre os indicados, os presidentes e secretários de cada comissão devem ser eleitos em até cinco dias. PMDB é o único partido que tem representante em todas as comissões

Carlos Junior/ND

Composição inicial das comissões sofreu apenas uma alteração na de Proteção Civil e Antidrogas

Na primeira sessão ordinária do ano, na Câmara de Vereadores de Joinville, foram eleitos os novos membros de oito comissões. É nas comissões que são debatidas e elaboradas as leis e discutidos assuntos de interesse da cidade. Durante a sessão, os partidos indicaram os líderes das respectivas bancadas e os membros para compor as comissões.

Com votos contrários dos vereadores Odir Nunes (PSDB), Adilson Mariano (PSol) e Maycon César (PSDB), a composição inicial foi aprovada apenas com uma modificação na comissão de Proteção Civil e Antidrogas. O PMDB foi o único partido que ficou com representantes em todas as comissões.

Os presidentes e secretários das comissões serão definidos durante a primeira reunião de cada comissão, que deve ser realizada em até cinco dias. O presidente é quem recebe os projetos de lei a serem analisados pela comissão, é ele, também, que distribui as proposições para os relatores, isto é, os vereadores que vão elaborar parecer, favorável ou contrário.

O Regimento Interno determina que essa distribuição aos relatores seja feita em forma de rodízio aos participantes, porém, o presidente pode decidir a qual dos parlamentares confiará qual proposição, por meio da ordem de distribuição, por exemplo. Também cabe ao presidente de cada comissão orientar o debate entre vereadores, convidados e público que participam da reunião. O secretário tem a função de substituir o presidente em sua ausência, além de auxiliá-lo.

A mesa diretora também é uma comissão, mas diferente das demais, a eleição ocorre a cada dois anos, por isso, este ano permanecem Rodrigo Fachini (PMDB) – presidente, Lioilson Corrêa (PT) – vice-presidente, Pastora Léia (PSD) – 1ª secretária e Levi Rioschi (PPS) – 2º secretário.

Sidney Sabel reassume cadeira

O vereador Sidney Sabel retornou oficialmente nesta segunda à Câmara de Vereadores de Joinville. Desde abril do ano passado, ele ocupava o cargo de subprefeito de Pirabeiraba. Em seu lugar, na subprefeitura, assume Nelson Bansen. Sabel foi convidado em 2012, logo após ser eleito, pelo prefeito Udo Döhler para assumir a secretaria. No seu lugar ficou o suplente de vereador Rodrigo Thomazi (PP), que deixou o cargo na última semana. “Tenho certeza de que contribui e cumpri meu papel na subprefeitura. Agora retorno à Câmara com o objetivo de intensificar os trabalhos legislativos por meio de projetos e ser voz ativa dentro das comissões (técnicas) e no plenário desta Casa de Leis”, disse Sabel.

Arquivo Pessoal/ND

Bansen assume a Subprefeitura de Pirabeiraba, no lugar de Sabel que voltou à Câmara

Veja como ficaram cada comissão

Legislação, Justiça e Redação: Maurício Peixer (PSDB), Cláudio Aragão (PMDB), Manoel Bento (PT), James Schroeder (PDT) e Sidney Sabel (PP)

Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente:  João Carlos Gonçalves (PMDB), Roberto Bisoni (PSDB), Manoel Bento (PT), Dorval Pretti (PPS) e Sidney Sabel (PP)

Finanças, Orçamento e Contas do Município: Fabio Dalonso (PSDB), Mauricinho Soares (PMDB), Zilnety Nunes (PSD), Dorval Pretti (PPS) e Jaime Evaristo (PSC)

Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia:  Odir Nunes (PSDB), Cláudio Aragão (PMDB) e Jaime Evaristo (PSC)

Saúde, Assistência e Previdência Social: Mauricinho Soares (PMDB), João Carlos Gonçalves (PMDB) e Adilson Mariano (PT)

Participação Popular e Cidadania: Fabio Dalonso (PSDB), Mauricinho Soares (PMDB), Zilnety Nunes (PSD), Dorval Pretti (PPS) e James Schroeder (PDT)

Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo: Roberto Bisoni (PSDB), Mauricinho Soares (PMDB) e Sidney Sabel (PP)

Proteção Civil e Antidrogas: Fabio Dalonso (PSDB), Cláudio Aragão (PMDB) e Jaime Evaristo (PSC)

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política

Loading...