Paulo Alceu

pauloalceu@ndtv.com.br Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Capital de Santa Catarina tem uma administração errante

Há quase 20 anos a Prefeitura de Florianópolis está espalhada por toda a cidade

David Collaço/Divulgação/ND

Para alegria geral, Beatriz Gouveia exibe suas covinhas no P12, em Jurerê Internacional

Administração errante

Em Florianópolis, o diálogo é mais ou menos assim: “Preciso ir à Prefeitura, onde fica?” A resposta é outra pergunta: “Qual delas?” É que a administração municipal funciona em prédios espalhados por praticamente todo o Centro, fora as secretarias perdidas em outros bairros.

Tem sido assim desde 1997, última data que a prefeitura funcionava em único prédio. A sede, para onde a administração havia se mudado em 1981, era no prédio hoje reformado e ocupado pelo Badesc (foto), entre as ruas Almirante Alvim e Presidente Coutinho. Já faz quase 20 anos – será que já não era hora de imaginar um local para a sede da prefeitura da Capital?

Um cidadão que precise de serviços municipais irá enfrentar uma maratona. Até chegar ao Pró-Cidadão, que concentra a maior parte dos processos burocráticos, esse cidadão precisa ir às variadas repartições em busca dos documentos pedidos.

Com levantamento rápido, já é possível perceber uma eventual maratona à espera do cidadão. Há secretarias nas ruas Mauro Ramos, Tenente Silveira, Conselheiro Mafra, Felipe Schmidt, Padre Roma e Deodoro, além da praça Getúlio Vargas e avenida Mauro Ramos. Isso para não mencionar órgãos espalhados na Trindade, Estreito, Coqueiros e Jardim Atlântico.

O projeto mais recente de construção de uma sede imaginava ocupar um terreno do município próximo à ponte Hercílio Luz. Os recursos (ou parte deles) viriam da venda do prédio da antiga sede do Pró-Cidadão, na Felipe Schmidt. Não seria tão fácil quanto acreditavam seus proponentes. Primeiro seria necessário mudar o zoneamento, depois havia dúvidas ambientais e legais, com o entorno da ponte considerado área tombada pelo Patrimônio da União.

Talvez seja mesmo hora de pensar numa única sede para a administração municipal – ao menos o primeiro escalão. Nem que seja apenas para o cidadão parar de perguntar a qual das prefeituras ele precisa ir…

Marco Santiago/ND

Casarão que hoje é sede do Badesc, no Centro, foi o último endereço da prefeitura “unificada”

Telona

A premiação do Oscar se aproxima e dois filmes indicados a categorias da premiação reestreiam no cinema do Continente Park: “Gravidade”, de Alfonso Cuáron, com Sandra Bullock, e “Capitão Philips”, de Paul Greengrass, com Tom Hanks. Demais cinemas também trazem filmes “oscarizáveis”.

Pets e calor

Nesse calor, que tal um sorvetinho para seu cachorro ou gato? Pois saiba que há produtos especializados. Comercializados em sabores como bacon, banana, creme, chocolate, menta, milho verde e morango, para cães; ou leite, frango e salmão, para gatos, os sorvetes para pets não contêm ingredientes como açúcar refinado ou glúten. Mas, como toda guloseima, também é preciso ser consumido pelos animais com moderação.

Comoção

A reabertura do Cine Belas Artes, em São Paulo, comemorado com festa na última sexta, estava fechado desde 2011 por problemas financeiros. A Caixa Econômica Federal que irá apoiar o reinicio das atividades do espaço tradicional da sétima arte. Aqui, Ritz, São José, Cecomtur, São José e Carlitos no Centro da Capital foram fechado, mas pelo menos um poderia ser reaberto com apoio dos empresariado.

Digital

Facebook que se cuide. O Pinterest está permitindo que membros adicionem clipes animados divertidos, os chamados “GIFs animados”, à rede social. O Pinterest, que compartilha imagens, se tornou um dos sites mais acessados entre os jovens, ao lado do Tumblr, que já compartilha GIFs desde sua criação. No Pinterest, o usuário pode decorar seus posts com imagens sobre temas tão variados quanto esportes, comida, moda e viagens.

Letrinhas

A Barca dos Livros, biblioteca comunitária da Lagoa que completou sete anos em 2013, foi selecionada para contar sua experiência em formação de leitores no México em setembro. A apresentação será durante o congresso da Ibby (International Board on Books for Young People), ou Conselho Internacional de Livros Para Jovens, é uma organização sem fins lucrativos de pessoas do mundo inteiro que promove leitura para crianças.

Divulgação/ND

Diva Catherine Deneuve no clássico “Fome de Viver”, ao lado de David Bowie

Clássicos

A partir da próxima sexta, 31 de janeiro, estreia em Florianópolis, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Rio de Janeiro uma cópia restaurada em DCP, do clássico “Fome de Viver”, de Tony Scott, com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon e Cliff De Young no elenco. O projeto de exibição de filmes restaurados, produzido pela Espaço Filmes, de Adhemar Oliveira, dá a oportunidade de ver no cinemas grandes clássicos do cinema, que são exibidos em várias cidades do país.

Segurança

O ex-capitão dos Portos de Santa Catarina, Cláudio da Costa Lisboa, e o marinheiro Gabriel Ramos mantêm no Facebook uma fanpage com informações sobre o tema navegação segura em Santa Catarina e boletins meteorológicos. Diante dos acontecimentos no litoral catarinense envolvendo embarcações, não custa dar uma olhada para se prevenir.

Cadastro (pode sobrar)

Hotéis começam a substituir fichas de hóspedes por registros eletrônicos. Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio de Santa Catarina, João Eduardo do Amaral Moritz, a digitalização dos dados é importante porque vai disciplinar o registro dos hóspedes. Moritz disse que, após reuniões com o secretário nacional de Turismo, Vinícius Lummertz, foram reduzidas as exigências para o preenchimento do cadastro. “Falta fazer uma divulgação maior dos benefícios que o setor terá como um todo.”

Loading...