Comissões técnicas da Câmara de Joinville têm novos presidentes. PSDB está dividido

Escolha ocorreu nesta terça-feira. Presidente tucano fala sobre os rachas dentro do partido e do desrespeito por parte de alguns vereadores das diretrizes, além de reafirmar que não faz parte da base de apoio do governo municipal

As comissões técnicas permanentes da Câmara de Vereadores de Joinville elegeram durante as reuniões de ontem, os presidentes e secretários das respectivas pastas. Também foram definidos os dias e horários das reuniões. A escolha dos membros das comissões ocorreu na primeira sessão ordinária do ano, na segunda-feira. Durante o encontro, ficou claro o enfraquecimento da oposição, que perdeu importantes comissões, como a de Urbanismo que era presidida pelo vereador Maycon César (PSDB). 

A pasta de Urbanismo será presidida este ano pelo vereador Manoel Bento (PT). Nesta comissão, serão discutidos projetos como a LOT (Lei de Ordenamento Territorial).  “A partir de agora, importantes projetos da cidade, sobretudo a LOT, serão destravados e discutidos com responsabilidade e ética e o mais próximo possível da sociedade. Vamos dar andamento e fluidez as discussões, evitando que projetos importantes acumulem no fim do ano”, declarou o novo presidente.

As discussões provocaram um racha dentro do próprio PSDB. Os vereadores Maurício Peixer (PSDB) e Maycon travaram, na segunda-feira, uma disputa pela representação na Comissão de Legislação e Justiça, a mais importante do Legislativo. Após a votação, Peixer ganhou a disputa e também se elegeu presidente da pasta, na tarde de ontem.  Hoje, às 15 horas, ocorre a primeira reunião extraordinária desta comissão.

A Executiva do PSDB emitiu um oficio determinando que a bancada indicasse Maycon e Odir Nunes (PSDB) para as comissões. Desrespeitando a sugestão do partido, os vereadores Peixer, Fabio Dalonso e Roberto Bisoni, garantiram, durante a reunião da bancada, que os dois vereadores indicados ficassem fora das comissões. Apenas Odir ficou como membro da Comissão de Educação, Cultura, Deporto, Ciência e Tecnologia.

Partido quer manter coerência, afirma presidente

O presidente do PSDB de Joinville, Cromácio José da Rosa, explica que o partido indicou alguns nomes de forma a manter uma coerência. “Quando alguém é eleito por um partido, ele deve respeitar as decisões do mesmo. Por uma questão de coerência, não podemos apoiar um governo que não trabalha pela sociedade. O PSDB trabalha pela sociedade, é um partido transparente, de postura correta e construtiva, e que não compactua com jogos políticos”, comentou Rosa.

O presidente afirmou ainda, que de forma alguma o partido faz parte do governo e quer entender o que levou alguns vereadores, principalmente o vereador Fabio Dalonso, a tomar outra decisão no momento da votação. No ofício enviando à Câmara, o PSDB lembra que, em caso de inobservância das orientações, ocorrerão as “punições cabíveis”. Rosa explica que o partido irá estudar quais medidas serão tomadas contra quem não cumpriu a determinação. “Os vereadores podem passar por punições conforme o Estatuto do Partido, que vão de advertência até a expulsão”, finalizou.

O vereador Fabio Dalonso relatou que por uma questão de respeito conversará pessoalmente com o presidente do PSDB de Joinville. “Tenho pelo Cromácio um carinho e um respeito muito grandes. Por isso, conversarei com ele pessoalmente”, limitou-se a dizer.

 

Como ficou a presidência de cada comissão:

Legislação, Justiça e Redação
Presidente: Maurício Peixer (PSDB)
Secretário: Cláudio Aragão (PMDB)
Membros: Manoel Bento (PT), James Schroeder (PDT) e Sidney Sabel (PP)
Próxima reunião: Extraordinária, quarta-feira (3), às 15h

Urbanismo, Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente
Presidente: Manoel Bento (PT)
Secretário: João Carlos Gonçalves (PMDB)
Membros: Roberto Bisoni (PSDB), Dorval Pretti (PPS) e Sidney Sabel (PP)
Próxima reunião: dia 2 de março, às 15h

Finanças, Orçamento e Contas do Município
Presidente: Jaime Evaristo (PSC)
Secretário: Fabio Dalonso (PSDB)
Membros: Mauricinho Soares (PMDB), Zilnety Nunes (PSD) e Dorval Pretti (PPS)
Próxima reunião: dia 10 de fevereiro, às 16h

Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia
Presidente: Cláudio Aragão (PMDB)
Secretário: Jaime Evaristo (PSC)
Membro: Odir Nunes (PSDB)

Saúde, Assistência e Previdência Social
Presidente: João Carlos Gonçalves (PMDB)
Secretário: Maurício Peixer (PSDB)
Membro: Adilson Mariano (PSOL)
Próxima reunião: dia 17 de fevereiro, 16h. 
Assunto: Debater situação da maternidade Darcy Vargas. Serão convidados representantes das secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Participação Popular e Cidadania
Presidente: James Schroeder (PDT)
Secretário: Zilnety Nunes (PSD)
Membros: Fabio Dalonso (PSDB), Mauricinho Soares (PMDB) e Dorval Pretti (PPS)

Economia, Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo
Presidente: Sidney Sabel (PP)
Secretário: Mauricinho Soares (PMDB)
Membro: Roberto Bisoni (PSDB)

Proteção Civil e Antidrogas
Presidente: Fabio Dalonso (PSDB)
Secretário: Cláudio Aragão (PMDB)
Membro: Jaime Evaristo (PSC)

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política

Loading...