Confirmada instalação da 6ª vara federal em Joinville

Será no mês de fevereiro de 2013

Implantação

O presidente da OABde Joinville, Miguel Teixeira, disse que em fevereiro será instalada a 6ª Vara Federal em Joinville. O movimento começou há dois anos e finalmente obteve sucesso após pressões da própria OAB, Ministério Público e entidades joinvilenses. O volume de processos é intenso por atender às demandas federais de Joinville, São Francisco do Sul, Garuva, Itapoá e Araquari.

Indicação

O vereador eleito pelo PSCJaime Evaristo espera que o médico Armando Dias seja o escolhido para assumir a Secretaria Municipal de Saúde no novo governo municipal. Evaristo destaca que Armando foi candidato a vereador pelo PSCe conta com uma imensa bagagem na área da saúde, merecendo a indicação para o cargo. Além disso, seria uma forma de valorizar o partido que deu apoio para a eleição de Udo Döhler.

Crescimento

Caso seja efetivada a escolha do médico Armando Dias, a expectativa é de que o PSCjunto com o trabalho de Jaime Evaristo no Legislativo evolua em Joinville e nos municípios vizinhos. O objetivo é estender a força partidária até São Francisco do Sul.

Contorno

O secretário estadual de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, garantiu que a ordem de serviço para a construção do contorno na entrada de Garuva será entregue no mês de janeiro. Cobalchini respondeu às críticas do prefeito João Romão (PP) de que o governo estadual não teria mais dado atenção para a obra.

BID

Cobalchini explicou que os recursos do BID(Banco Internacional de Desenvolvimento) terão de passar pelo Senado. Isso deve ocorrer até o final do ano e, tão logo seja aprovada a liberação, as duas empresas que venceram a licitação poderão executar a obra.

Registro

O PT de Joinville está com os olhos voltados para Brasília. Na próxima semana, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve julgar o recurso da defesa do prefeito Carlito Merss (PT) que teve o registro de candidatura cassado durante a campanha de primeiro turno. Carlito foi condenado pela Justiça Eleitoral em Joinville e no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) por ter realizado gastos com publicidade institucional no primeiro semestre de 2012 em valor superior à média anual dos últimos três anos.

Resposta

O vereador eleito Fabio Dalonso dará a resposta sobre o convite para assumir a Secretaria Municipal de Habitação no governo de Udo Döhler na próxima segunda-feira. Dalonso fará uma última reunião com a direção do PSDBpara definir seu futuro político neste fim de semana.

Caminho aberto

Dando o “sim” para Udo Döhler, o vereador tucano abrirá um enorme caminho para que o vereador eleito João Carlos Gonçalves (PMDB) avance na disputa pela presidência da Câmara de Vereadores. Até o momento, Dalonso era a pedra no sapato do peemedebista.

Temporada

Se a chegada da temporada de verão é a felicidade de muita gente, passa a ser a preocupação dos municípios balneários. Ocorre que estes municípios não contam com o apoio financeiro do governo estadual nem do governo federal para encarar a mudança radical no número de habitantes. Em Itapoá, a temporada registra o aumento de 20 mil habitantes para 150 mil da “noite para o dia”. Em São Francisco do Sul de 40 mil para mais de 200 mil habitantes.

Cobrança

Cerca de cem empresários de Santa Catarina, liderados pelo presidente da Fiesc (Federação Catarinense das Indústrias), Glauco José Côrte, compareceram à reunião com o Fórum Parlamentar Catarina. Os empresários cobraram dos parlamentares diferentes ações, já os deputados e senadores puderam prestar contas dos trabalhos e mobilizações em Brasília. Côrte informou que, apesar do ano difícil para a indústria, o setor liderou a geração de empregos no Estado em 2012.

Chances

João Carlos garantiu que tem o famoso G9 (Grupo de nove vereadores) ao seu lado e que poderá chegar a dez até a próxima semana. Ele ressaltou que o vereador James Schroeder (PDT) também faz parte do grupo, embora o pedetista tenha anunciado também a intenção de disputar o cargo de presidente.

Estrutura

Cabe unicamente às administrações municipais arcarem com o custo de coleta de lixo, água e principalmente saúde. De 50 toneladas, São Francisco do Sul passa para 150 toneladas de lixo na temporada.

Experiência

Sobre a falta de experiência para atuar no Legislativo, ainda mais com a função de presidente, João Carlos lembrou que para tudo na vida é preciso obter experiência. Seu objetivo, caso seja eleito, é conseguir uma administração que englobe o maior número de partidos no Legislativo.

Tempo

Desde 2010, os prefeitos do litoral catarinense tentarão encontrar uma saída junto ao governo estadual. Seria uma espécie de royaltie para que os municípios tenham condições de aguentar tanta demanda. Para 2013, não existe mais tempo, ou seja, o turista terá de suportar as deficiências e as prefeituras, as reclamações. Pior é que o índice de criminalidade também está crescendo. São os chamados “pequenos furtos”, principalmente de veículos, em que os motoristas desatentos deixam as janelas abertas. Quando voltam, não encontram mais o som do carro.

Pedido

A federação pediu o apoio dos parlamentares a alguns projetos, como o que concede autonomia aos municípios para definir áreas de proteção permanente em área urbana, o projeto que permite às empresas deduzir do Imposto de Renda os gastos com a qualificação de empregados e o que extingue a contribuição adicional de 10% sobre o FGTS. O deputado federal Mauro Mariani (PMDB) prometeu uma atenção especial aos pedidos.

Loading...