Dalmo é convocado a participar de reunião na Câmara de Joinville

Secretário Estadual da Saúde comentará sobre a situação no Estado

Visita

O secretário de Estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, fez um visita oficial no pronto socorro do Hospital Regional Hans Dieter Schimidt. Acompanhado do presidente da Câmara de, João Carlos Gonçalves, do Presidente da Comissão de Saúde Levi Rioschi, e dos vereadores Dorval Pretti, Roberto Bisoni, Jaime Evaristo,Rodrigo Fachini, líder do Governo na Câmara e do líder da Bancada do PMDB,Claudio Aragão. Durante a visita os vereadores puderam ver a situação do pronto socorro e conheceram os atuais números de atendimento da unidade, através de uma apresentação do diretor Hercilio Fronza, que acompanhou a comitiva e explicou em detalhes como funciona o processo de classificação de risco do pronto socorro. Na oportunidade o Secretário Dalmo ressaltou que desde 1º de fevereiro não há falta de médicos na emergência. Na próxima quinta-feira, (28), Dalmo de Oliveira deve ocupar a tribuna da Câmara de Vereadores, durante a palavra livre para expor a situação da saúde de Joinville.

Calçadas

Projetos que envolvem a construção, o conserto e o rebaixamento de calçadas em Joinville serão discutidos hoje na Comissão de Legislação, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Joinville. Um projeto da Prefeitura defende a construção das calçadas seguindo as normas técnicas definidas pela NBR 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que engloba acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Mas o vereador Roberto Bisoni (PSDB) defende o rebaixamento das calçadas para facilitar o acesso de veículos aos comércios.

Barreira

O projeto de Bisoni, mesmo tendo apoio dos demais vereadores, entra em confronto no quesito legalidade com o projeto da Prefeitura. Para encontrar um denominador comum, os vereadores buscarão uma solução hoje. É possível que tenham que promover uma audiência pública para consultar a população sobre a necessidade de rebaixamento das calçadas. A maioria dos vereadores é favorável ao rebaixamento, desde que respeite o espaço dos pedestres.

Apoio

Bisoni promete levar à reunião vários comerciantes que apóiam o projeto. A lei atual determina que os rebaixamentos de guias para acesso aos lotes não pode ultrapassar a 50% da testada do imóvel e com largura máxima e distância mínima entre dois rebaixamentos de 5 metros. O vereador propõe que em locais com espaço para estacionar, a liberação seja total.

“Existem locais onde cabem cinco automóveis, mas a lei permite apenas dois. Isso tem de ser revisto.”

Roberto Bisoni, vereador do PSDB

Vila Nova

 O Gestão Compartilhada Vila Nova da Acij (Associação Empresarial de Joinville)  receberá o secretário de Gabinete da Prefeitura de Joinville, Bráulio Barbosa, para falar sobre a implantação das
Subprefeituras. O encontro será amanhã, no auditório da NSO Borrachas, na rua 15 de Novembro, nº 5.485. Começa às 7h45, com um café de boas-vindas.

Desenvolvimento

Outro motivo para a presença do secretário Bráulio é a busca de apoio para as empresas e comércio para aquela região de Joinville. O bairro Vila Nova é uma ligação a municípios vizinhos, em especial Guaramirim e Jaraguá do Sul, o que o tornou de grande movimentação, aliado aí o crescimento populacional. A pavimentação da Estrada Anaburgo, ligando a Rodovia do Arroz com a BR-101, desafogou um pouco o trânsito pesado.

Brasília

A presidente da Ajorpeme (Associação de Joinville e Região de Pequenas, Micro e Médias Empresas), Christiane Schramm Guisso, e a vice-presidente Administrativa e Financeira, Maria Lúcia Garcês, visitaram os 14 gabinetes dos deputados federais catarinenses em Brasília – Carmem Zanotto, Celso Maldaner, Mauro Mariane, Décio Lima, Marco Tebaldi, Esperidião Amim, Jorge Boeira, Onofre Santo Agostini, Rogerio Peninha, Jorginho Mello, Luci Choinacki, João Pizzolatte, Valdir Collato e Edinho Bez. Elas entregaram para cada deputado um ofício solicitando, entre outras coisas, a criação de projeto de lei prevendo o parcelamento do Simples Nacional.

Durante a estadia em Brasília, um dos pleitos solicitados no ofício foi votado e aprovado. Trata-se do projeto que aumenta o limite de receita bruta total das empresas optantes pelo regime de tributação com base no lucro presumido dos atuais R$ 48 milhões para R$ 78 milhões, beneficiando milhares de empresas. 

 Apelo

A Secretaria de Assistência Social para ter ciência das inúmeras problemáticas sociais, faz um apelo à  população, para que entrem em contato pelo fone 3456-1693, informando a localização para futuras abordagens, possibilitando que os técnicos responsáveis agilizem o atendimento.

Negado 

A Comissão de Legislação da Câmara de Vereadores de Joinville negou admissibilidade ao projeto de lei, de autoria do vereador licenciado Fábio Dalonso (PSDB), que pedia a inclusão da disciplina de “Educação Financeira Pessoal” no currículo escolar das escolas municipais, como objetivo de orientar os alunos a lidar com o dinheiro. O relator do projeto, vereador Lioilson Corrêa (PT), entendeu improcedente a proposta de Dalonso, pois quem decide as matérias do currículo escolar é o Ministério da Educação. 

Desfile
As entidades interessadas em participar do desfile comemorativo dos 162 anos de Joinville, no dia 9 de março, já podem solicitar a ficha de inscrição na Secretaria de Comunicação (SECOM) da Prefeitura. O endereço do e-mail é cerimonial@joinville.sc.gov.br. O número de participantes por entidade deve ser no mínimo de 15 e no máximo de 60.

Prazo

As fichas de inscrição devem ser entregues até o dia 28 deste mês. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3431-3466. O desfile comemorativo ocorrerá na avenida Beira-Rio, a partir das 18 horas. A concentração será às 17h na avenida Hermann August Lepper, a partir da Casa da Cultura.

Loading...