Dia 17 promete marcar a história de Joinville

Desde obras até mudança na área da Saúde no município são esperadas

Dia esperado

O próximo dia 17 está sendo aguardado pelas lideranças políticas de Joinville e também da região. O governador Raimundo Colombo virá à cidade para a assinatura da ordem de serviço de três obras: elevado da rua Minas Gerais, abertura da rua Max Colin e pavimentação da rua Rui Barbosa.  Outra iniciativa será a regularização da parceria da saúde entre a Prefeitura de Joinville e o governo estadual.

Exigência

Esta é uma das exigências do prefeito Udo Döhler junto ao governador. Logo após ter sido eleito, foi a primeira ação que teve ao encontrar com Colombo. O prefeito quer “carta branca” para comandar a saúde municipal e até estadual, mas só poderia realizar esta tarefa com o aval do governador. Parece que já teve, tanto que pediu empenho do secretário estadual Dalmo Claro para viabilizar a estruturação da troca de informações entre o Hospital Regional e Maternidade Darcy Vargas com o Hospital Municipal São José.

Investimento

Para que o sistema de troca de informações realmente funcione será preciso que um programa especial de dados seja instalado entre os hospitais. A partir disso, começa outra dor de cabeça para a Prefeitura de Joinville, que possivelmente terá que contratar uma empresa especializada em parceria com o governo estadual.

Velho sonho

Para agilizar casos de aplicação de investimentos na área de informática é que a administração municipal anterior desejava criar o Departamento Especial de Informática. O projeto foi barrado na Câmara de Vereadores de Joinville pela oposição. A alegação foi de que a contratação de seis funcionários comissionados não seria apropriada para um setor tão importante, devendo ser aproveitado aqueles que passaram em concursos anteriores da Prefeitura de Joinville. Agora, o departamento poderá ser novamente analisado pela Câmara.

Amunesc

No mesmo dia 17, a nova diretoria da Amunesc (Associação dos Municípios do Nordeste de Santa Catarina) assumirá, com direito a um jantar em Araquari. A expectativa é de que o governador Raimundo Colombo participe do evento e, obviamente, receba uma pilha de reivindicações dos prefeitos. Uma delas é viabilizar recursos para a implantação do saneamento básico na região. Hoje, a maioria dos municípios tem apenas 20% de rede pronta.

Liderança

O prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias (PSD), se reuniu na semana passada com os prefeitos de Balneário Piçarras, São Francisco do Sul, Penha e Barra Velha para estruturar o protocolo de pedidos junto ao governo estadual visando ao apoio financeiro para a temporada de verão. Ele lembrou que os municípios não recebem nenhum centavo para receber milhares de turistas e arcam sozinhos com as consultas médicas, coleta de lixo, limpeza das praias e outros serviços.

Exemplo

Claudemir Matias elaborou um documento a ser entregue ao governador Raimundo Colombo, onde consta o exemplo do governo do Paraná durante a temporada de verão. Consta que o governo envia médicos, maquinários e ainda recursos para que Guaratuba e Matinhos, por exemplo, recebam com estrutura os turistas. Já está mais do que na hora de Santa Catarina adotar a mesma política.

Visita

O secretário de Habitação de Joinville,  Fabio Dalonso, visitou os principais empreendimentos de habitação popular. Quer fixar marca de credibilidade na entrega das unidades. Com a equipe, realiza um planejamento com cronograma de execução para a entrega de casas, apartamentos e terrenos urbanizados.

Gerência

Como Douglas Calheiros deixou a gerência de Saúde para assumir a Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Sul, o cargo permanece vazio, até o momento. A indicação será do PMDB, mais precisamente do senador Luiz Henrique da Silveira.

prevenção

A criação do Departamento Antidrogas pelo governo Udo Döhler terá que seguir regras rígidas. Existe a preocupação de que o setor funcione para a prevenção e não retaliação. A missão verdadeira visa a articular e executar as ações integradas com as demais secretarias e entidades da Prefeitura de Joinville e com instituições da sociedade civil nas temáticas de prevenção ao uso de substâncias psicoativas, atenção e reinserção para usuários e dependentes.

Mais detalhes

Também inclui a formação de uma rede de colaboração social em busca da redução do tráfico; tendo como meta a diminuição dos índices de violência e o fortalecimento da cidadania e da qualidade de vida em Joinville.

 PR 2014

O PR estadual de Santa Catarina nomeou seus novos coordenadores regionais no final de dezembro.  A nova temática é reorganizar e estruturar o partido para as eleições de 2014, onde terá 22 candidatos a deputados estaduais. Joinville deverá lançar um candidato pela região. Na data, foi nomeado como coordenador regional da região Norte, o presidente do PR de Joinville, vereador Maycon Cesar.

Apoio

O deputado federal Jorginho Mello é hoje a principal liderança estadual do PR, tanto que coordena pessoalmente as nomeações de lideranças do partido nas regiões catarinenses. A intenção é de eleger quatro deputados federais e dois estaduais em 2012. Jorginho frisou que o PR faz parte da base aliada do governo federal e deve buscar recursos em Brasília a favor de Santa Catarina.

Loading...