Paulo Alceu

pauloalceu@ndtv.com.br Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Difícil escolha

 

Embora as pesquisas coloquem Dilma Rousseff numa situação confortável, vencendo no primeiro turno, os percentuais revelam também que a presidente vem perdendo terreno. Mas esse não é o principal problema para quem almeja a reeleição. Existe na verdade em amostragens que estão sendo realizadas pelo país confirmações de que a maioria da população esta exigindo reformulações gerais. Isso obrigará, naturalmente, a atual comandante do Planalto, desenvolver um poder de convencimento de que é a opção mais adequada para tais mudanças, embora seu padrinho, Luiz Inácio Lula da Silva, também esteja sendo questionado pelos números e perdendo força, embora ainda imbatível. Mas por outro lado há um ingrediente proporcionando uma determinada tranqüilidade. Ou seja, os opositores que não estão  demonstrando nenhum perigo. Patinam em percentuais inofensivos e não evoluem. E para piorar não aparecem como a opção de mudança que o povo brasileiro está exigindo. Ou seja, estamos diante de um quadro eleitoral para presidir o Brasil onde mais de 60% dos brasileiros não possuem o candidato ideal. Complicado…

ANGELO SANTOS/DIVULGACAO

Sorriso: Esbanjando alegria Ana Luiza Barbian dando uma esticada na Fields para curtir a Páscoa com muita música…

Menor     

Os doze anos de PT fizeram os tucanos perderem musculatura. O principal opositor ficou menor e não assusta tanto quanto assustava. Pesquisas nacionais mostram que o presidenciável Aécio Neves não chega aos 20%, ou seja, o tamanho do PSDB.   

Cobrança

Além de Florianópolis, a cidade de Balneário Camboriú também foi pressionada pelo Ministério Público por mais vagas em creches. A alegação do promotor tem fundamento, pois o problema não é recente, se arrasta há anos com reclamações de pais. Ou seja, houve tempo hábil de suprir a falta de vagas, mas pouco foi feito. Em Balneário Camboriú outro ingrediente fez parte da petição ao prefeito Edson Piriquito: deficiências de infraestrutura que colocam as crianças em risco.

Cuidados

Agora é exigência legal interna o uso de terno e gravata nas sessões plenárias da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. O texto aprovado é do vereador tucano Moacir Schimidt argumentando que a roupa mais formal produz respeito e serenidade nas sessões legislativas. Para as mulheres a exigência e o uso de blazer.

Digital

Desembarca esta semana em Santa Catarina uma comitiva de magistrados e assessores do Conselho Nacional de Justiça para um mutirão no sistema prisional concentrando esforços na Penitenciária de São Pedro de Alcantara.

Complicado

O déficit na Polícia Civil apresenta um quadro histórico. O previsto em lei e o ideal para atendimento no Estado seriam seis mil policiais. Atualmente são 3,3 mil. A criminalidade agradece.

Urgente

“A situação não vai mudar enquanto o governo federal não mudar a nossa legislação,” comentou o deputado Mauricio Eskudlark referindo se ao aumento de casos de violência no país. Um exemplo foi o regime da prisão semiaberto onde os índices de fuga são superiores a 60%. Para Eskudlark a lei é muito benevolente não punindo com o devido rigor exigindo dessa forma alterações urgentes na legislação federal. Uma delas, segundo o parlamentar do PSD, é dar mais poder aos juízes de primeiro grau e agilidade a todo o Judiciário.

Convicção

O prefeito Cesar Junior reconhece que a população nesse momento não deve ter uma avaliação mais positiva de sua administração, até porque ficou no primeiro ano concentrada na “arrumação da casa.“ Mas está convencido de que no segundo semestre, quando começarem a aparecer as obras a percepção dos moradores em relação a Prefeitura vai mudar.

Curtir

@ Dia 29 acontece no TCE o seminário Diálogo Público voltado para prefeitos e demais gestores públicos. Na programação aprimoramentos de gestão com temas como contratos, licitações, convênios, ou seja, fórmulas de prevenir falhas e consequentes punições. As inscrições estão abertas.

@ Para quem está finalizando a declaração do Imposto de Renda, uma sugestão: doar parte do tributo para o Fundo da Infância e Adolescência do Estado, destinado a programas  dos direitos da criança. Não há nenhuma perda. É só acessar o site da Assistência Social.

@ Na quinta feira o governador assina ordem de serviço para as obras de implantação de duas adutoras de água tratada. A principal delas vai atender o bairro do Itacorubi, que teve um considerável aumento populacional. O prazo para conclusão das obras é de dois anos com investimento de R$ 43 milhões.

Loading...