Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Governadores da oposição ignoram presença de Bolsonaro no Ceará

Presidente foi inaugurar novo trecho da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE)

Uma das funções constitucionais dos governadores é a de a representar os interesses estaduais junto à União na busca de investimentos e obras. Mas não foi isso que ocorreu na sexta-feira quando o presidente Jair Bolsonaro foi inaugurar novo trecho da transposição do rio São Francisco, em Penaforte (CE), na divisa com Pernambuco.

Camilo Santana (PT) e Paulo Câmara (PSB), governadores do Ceará e Pernambuco, respectivamente, ignoraram solenemente a presença do presidente nos seus Estados e nem mandaram representantes. Não existe lei que os obrigue a participar dos eventos. Mas faltou bom senso, contam políticos suprapartidários. Perde o povo.

Pioneiro

Proprietário da Rede D’Or, Jorge Moll Filho vai entrar para a História como investidor pioneiro se essa vacina da Astrazeneca e Oxford contra o Covid-19 der certo. E lucrar algumas centenas de milhões, claro.

Navio fantasma

Cadê o navio culpado de ter despejado centenas de toneladas de óleo cru e piche na Costa brasileira? Ninguém sabe, ninguém viu. Nem os satélites.

A Marinha e a PF seguem nas investigações. Mas já está descartado que foi vazamento de plataforma ou navio venezuelano, como supôs certa vez o presidente Jair Bolsonaro, e que pode render incidente internacional diplomático quando o inquérito for encerrado.

Alvo certo

O diretório do PT do Recife perdeu a bússola. O seu presidente Cirilo Mota, ao detonar a candidatura de Marília Arraes, defende a união da esquerda para acabar com “projeto fascista de Jair Bolsonaro”. Indignada, a pré-candidata não comentou. Parte do PT e todo o PSB, aliados de longa data, detonam a apadrinhada de Lula da Silva.

Dos 44 delegados(as) com direito a voto, sete não participaram, pois defendiam a candidatura própria. Os 37 votaram majoritariamente por aliança com o PSB, partido que dá emprego a muitos deles e apadrinhados no Estado. O PT, hoje, tem mais de 400 cargos no Governo de Paulo Câmara.

Hein!?

Em vídeo de divulgação da Embratur, num inglês macarrônico tupiniquim, o presidente Gilson Machado diz que o Brasil é similar à Austrália? Quem viu algo, nos avise.

MERCADO

Sonhe, cidadão

Vem aí a SuperSete, novo jogo da loteria da Caixa. A União continua a monopolizar jogos de azar, com cassinos e bingos à espera de aval para investir bilhões de reais.

Novo escritório

Constatações em consultas da Coluna a empresas de Brasília, Rio e São Paulo: patrões descobriram grande negócio para fechar contas do mês: o home office garante corte de vale-transporte e vale-refeição dos funcionários. Muitas empresas vão mantê-los em casa até fim do ano. Talvez mais tempo. E muitos porque não têm nenhum dinheiro para isso, com perda de capital de giro e calotes de clientes.

Autofagia bancária

Bancos de investimentos começaram autofagia na última semana atrás de clientes tubarões insatisfeitos com suas corretoras. Nas TVs, Safra, Itaú Personalité, Órama e BTG Pactual se vangloriam nos anúncios publicitários. É uma pequena amostra.

Ribeirinhos & índios

Ajuda humanitária no combate ao coronavírus na Amazônia: A Americanas doou 300 mil máscaras e 21,5 mil unidades de álcool em gel para 34 municípios da floresta no Amazonas, que vão ajudar 19 mil famílias em comunidades indígenas e ribeirinhas.

Esplanadeira

A Esplanadeira, lançada em 2018, é a seção da Coluna para divulgação de notas curtinhas sobre Cultura, Esporte, Ações Sociais e Mercado. Informações podem ser enviadas para reportagem@colunaesplanada.com.br .

+

Esplanada