Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Guilhotina oficial para o devedor

Com o aumento da inadimplência – mais 59 milhões de pessoas endividadas e 60% dos brasileiros não pagam contas em dia, segundo pesquisas – os grandes bancos que mandam no Governo o cobram a antecipar a criação da estatal gestora de inteligência de crédito. A previsão inicial é de quatro anos para implementar o sistema integrado que visa “aprimorar a capacidade de análise e gestão de suas carteiras de empréstimos, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas”. Banco Central e Receita Federal atuam no projeto.

Apre$$ados

As vice-presidências de relações governamentais dos bancos discutem junto ao Planalto meios para viabilizar a operação da empresa o quanto antes.

Cadeado no cofre

Ministros de Dilma reclamam dos banqueiros, que nunca lucraram tanto. Seguram o crédito num momento em que o País mais precisa. Mas com essa inadimplência..

Senatus

Vem mais limpa nas gavetas. A 23ª fase da Lava Jato já teria sugestivo nome: Senatus. Com o destino entendedor de esquemas, um nome basta para indicar o alvo.

Debandada

Assessorias parlamentares de grandes partidos calculam que perto de 50 deputados federais vão entrar na lista do troca-troca de legendas a partir da quinta-feira, quando promulga-se a ‘Janela’. Pela regra, mandatários (com exceção de cargos majoritários, imunes) terão 30 dias para trocar de legenda, sem risco de perder o mandato. 

Santana Modas

A camisa branca de malha, escolhida propositadamente pelo marqueteiro João Santana, fez efeito no vídeo de Lula sobre os 36 anos do PT. Mostrou simplicidade, humildade. E o partido fez coro: “Ele (Lula) tem a casca grossa. Já apanhou muito, mas sempre se renova para o enfrentamento”, aponta o deputado Henrique Fontana (PT-RS).

Zzzzzz.. Zika?

Ainda é aguardada na Esplanada posição oficial do Ministério das Relações Exteriores para evitar a proliferação internacional do medo de turistas viajarem ao Brasil. O Itamaraty continua um silêncio ensurdecedor enquanto as pastas se esforçam.

Não passa

A Casa Civil e a Secretaria de Governo do Planalto fecharam a conta, que bate com a dos líderes da base no Congresso: Hoje, a CPMF não passa. Por ora.

Medo

A assessoria do Instituto nega, e o renomado jurista também. Mas fontes confirmam que Lula sondou Nabor Bulhões, maior criminalista do País, para sua defesa.

Bateu inveja

Mais oposicionista que DEM e PSDB juntos, a direção da revista Forbes, de Londres, chega a invejar os partidos. Em matéria propalada nas edições impressa e online, soltou: ‘Zika mostra que agora é hora de cancelar a Olimpíadas do Rio!’.

Governo quebrou

Os brasileiros que não sacaram a restituição do Imposto de Renda referente a 2013 estão sofrendo para receber. Saem lotes, mas há um ano a Receita segura o reembolso da restituição para crédito em conta. Um cidadão de Brasília foi a uma delegacia regional e ouviu: “Fica bloqueado à mercê do técnico analista, lá no comando..”

Hein!?

A ONG Transparência Internacional recorreu ao site de compartilhamento de fotos e imagens do deputado Bruno Covas (PSDB-SP) como link para o texto da pesquisa que descreve o caso Petrobras como o segundo maior escândalo de corrupção do mundo.

Segue

“Os cidadãos (brasileiros) estão ‘furiosos’ com as elites política e empresarial”, resume a organização sediada em Berlim. Na imagem, um Covinhas, que nada tem a ver com assunto (a não ser a indignação), aparece meio sorridente.

Memória

“Somos um Partido dos Trabalhadores, não um partido para iludir os trabalhadores”, trecho do manifesto de Fundação do PT, aprovado em 10 de fevereiro de 1980.

Ponto Final

“A cada dia, surgem novos factóides (..) o que reforça a indisfarçável  finalidade política de atingir Lula”

De Cristiano Zanin Martins,  advogado de Lula.  

Loading...