Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Jorge Seif Júnior é oficializado como secretário da Pesca pela ministra Tereza Cristina

Carioca radicado em Santa Catarina assumirá com o desafio de desburocratizar o setor

Carioca radicado em Santa Catarina, o empresário Jorge Seif Júnior (PSL) foi oficializado nesta terça-feira (18) como secretário de Aquicultura e Pesca pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS). Seif assumirá o cargo com a missão de reconstruir uma secretaria afundada em burocracia e que já foi vinculada a vários ministérios. Uma das principais armas será a tecnologia. Das missões mais urgentes está a organização das cotas para a pesca da tainha.

Jorge Seif Júnior - RICTV/Reprodução/ND
Jorge Seif Júnior – RICTV/Reprodução/ND

Como está o processo de transição?

Nós já estamos indo a Brasília há cinco semanas, fazendo a transição. Na verdade, são duas transições. A primeira é para o Ministério da Agricultura, que está absorvendo a pasta da Pesca. A segunda transição é com o atual secretário e sua equipe para a nossa gestão.

Como a tecnologia pode beneficiar o trabalho da pesca?

Nós estamos conversando com as equipes de tecnologia do Ministério da Agricultura. Os processos hoje são 100% manuais, em todo o Brasil. Estamos trabalhando para que passem a ser digitais. Tem também a questão da autogestão, para que o próprio pescador possa inserir seus dados e assim ficar independente para poder realizar a sua atividade fim, que é a produção, e não ficar preenchendo relatórios.

Já há definição sobre a cota para a pesca da tainha?

Nós estamos em uma luta, no bom sentido da palavra, para que possamos manejar da melhor forma possível. Esse assunto já está em tema na atual gestão e nós terminaremos a partir de janeiro ou fevereiro, para que possamos realizar as cotas em maio.

Loading...