Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Justiça ordena nova expedição para buscas no Araguaia

A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, ordenou que o Grupo de Trabalho do Araguaia, da Secretaria de Direitos Humanos, realize novas expedições à região Norte do Tocantins para resgatar os corpos de dois guerrilheiros mortos

A juíza Solange Salgado, da 1ª Vara Federal em Brasília, ordenou que o Grupo de Trabalho do Araguaia, da Secretaria de Direitos Humanos, realize novas expedições à região Norte do Tocantins para resgatar os corpos de dois guerrilheiros mortos. É caso histórico. A revelação da localização das covas foi feita pelo Major Curió, o algoz da Guerrilha na ditadura, em depoimento revelado pela Coluna há dias.

40 anos depois

Após 40 anos, os parentes vão poder velar Antônio Theodoro Castro, codinome Raul, e Cilon Cunha Brum, o Simão. Segundo relatos de camponeses à advogada Mercês Castro, irmã de Theodoro, eles teriam sido executados juntos, em abril de 1974, pelo Capitão Curió – e este só confessou a execução no depoimento há dias.

Esqueletos nos armários

A juíza determinou também que a PF investigue o sumiço de ossos de guerrilheiros do Araguaia, desenterrados em expedições passadas, transportados aleatoriamente por ex-militantes em caixas que se desviaram entre salas do IML, UnB e Ministério da Justiça.

Fogo no Luleco

O boneco inflável Lula Pixuleco sofreu um atentado em frente à residência oficial do governador Fernando Pimentel (MG) no sábado passado. Um grupo petista tentou queimá-lo.

Ministro no Inca

O ministro da Saúde, Marcelo Castro, visitará o Instituto Nacional do Câncer dentro de duas semanas. Vai se reunir com especialistas a convite do deputado Leonardo Picciani.

Olho grande

O Planalto estava de olho em parte da bolada. O contrato estava no prelo e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, pediu  ‘mais tempo’ para dar ‘olhada técnica’ na Resolução 15/15 do Senado, dos senadores Crivella e Rose de Freitas (PMDB-ES), que autorizou venda antecipada dos royalties de petróleo para o banco Chase Manhattan.

Chegou o Natal!

Com o acordo, o banco americano vai pagar à vista R$ 5 bilhões pelos royalties que os Estados produtores e os municípios vão receber só ano que vem da Petrobras. É cash na conta, meio a meio para governadores e prefeitos. O contrato foi autorizada na última quarta-feira.

Condomínio da patota

O escritório do relator da CPI da Petrobras, Luiz Sérgio (PT-RJ) – que não indiciou nenhum político no relatório final -, fica no Edifício De Paoli, Centro do Rio. Curiosamente onde Eduardo Cunha e a UTC Engenharia têm suas salas. O petista é acusado de manter por dois anos funcionária fantasma na base.

Como assim?

O Sindicato dos Auditores da Receita Federal, com categoria em greve, recebeu carta do diretor da Receita, Jorge Rachid. Questionou o que querem dizer com manter ‘serviços essenciais’ ao anunciarem a paralisação. Para Rachid, todo o serviço é essencial.

Ponto final

Nunca os dois presidentes dos Poderes dependeram tanto um do outro diretamente para sobrevivência política. 

Loading...