Medidas do governo estadual podem reduzir número de SDRs

Nesta quinta-feira (26/4/12) foi transferida a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional que aconteceria em São Francisco do Sul para a sede da SDR de Joinville, diante a forte chuva que prejudicou o acesso dos conselheiros a Vila da Glória, local do evento. O clima foi de expectativa com as notícias vindas de Florianópolis.

Extinção
Nos bastidores da SDR de Joinville, os comentários eram a respeito da possibilidade de que o governo estadual reduza o número de funcionários ou até posso extinguir algumas secretarias de desenvolvimento regional. A causa é a futura queda na arrecadação no ICMS de Santa Catarina, acertando em cheio as finanças do Estado.

Região metropolitana
Não é de hoje que surgem comentários da extinção das SDRs, mas a queda do ICMS aparece como um pretexto forte. Por isso o interesse do governo estadual de regulamentar as regiões metropolitanas. Esta possibilidade causa arrepios no PMDB, principalmente daqueles que tem cargos na SDR local.

Alagamentos
O inverno começa a chegar com as chuvas e, consequentemente, os alagamentos. Será um teste de ferro para a Prefeitura de Joinville, que realizou obras nos bairros para contenção. O problema se concentra agora no centro, onde foram registrados alagamentos quinta-feira de manhã nas ruas Timbó, Bahia e parte da Blumenau. As calçadas também foram atingidas, como entre a
rua Anita Garibaldi esquina com rua Gothard Kaesemodel (novo trecho da Marquês de Olinda).

Falta de água
Chove muito, mas falta água no bairro Itinga,  na parte do município de Araquari. Moradores estão cansados de reclamar para a Casan, responsável pelo abastecimento daquela região. Tentar contato telefônico com a empresa na busca de informação no conhecido 0800 é missão impossível.

Não retira
A Prefeitura de Joinville não pretende retirar a proposta dentro de um projeto de lei enviado à Câmara de Vereadores que permite o compartilhamento da calçada entre pedestres e ciclistas. Mesmo antes de ser analisado pelas comissões de Justiça e Urbanismo, o compartilhamento sofre dura crítica. No entender de alguns vereadores, é um atestado de que a administração municipal não tem projeto para ciclovias no Centro e nos bairros.

Audiência
A terceira audiência para tratar da licitação do transporte coletivo de Joinville será no dia 16 de maio, na Câmara de Vereadores. Será mais uma etapa para que o edital seja construído com propostas que realmente ajudem a tornar o transporte coletivo do município mais eficiente. Nesta audiência também é aguardada uma ação mais forte dos grupos que defendem o transporte coletivo público.

Prioridades
Na nova função de gerente da Secretaria Regional do Centro, Roberta Schiessl, as prioridades já foram eleitas. A pedido do prefeito Carlito Merss (PT), caberá à Roberta dar continuidade às obras da Via Gastronômica e das Rua das Palmeiras. “São áreas que já acompanhava na presidência do Ippuj e não terei dificuldades na nova função”, disse Roberta.

Confiança
O prefeito Carlito Merss (PT) destacou que o PP demonstrou fidelidade até o momento na busca da sua reeleição. Ele elogiou o trabalho desenvolvido pelos pepistas em seu governo e também o apoio do vereador Sidney Sabel, que deixou o PPS para ingressar nas fileiras pepistas. Sabel começa a abrir caminho para a reeleição de Carlito no distrito de Pirabeirada.

Alerta
O capotamento de uma patrola na rua Marte, no bairro Santo Antônio, assustou os moradores na quarta-feira (25). O maquinário realizava serviços de implantação de esgoto sanitário prestados por uma empresa terceirizada da Companhia Águas de Joinville. Segundo os moradores é comum a circulação destes equipamentos em velocidade acima do normal nos locais das obras. O agravante é que o acidente ocorreu a poucos metros de  um CEI Palco Infantil, que recebe diariamente mais de 200 crianças.

Prioridades
A executiva nacional do PSDB definiu ontem que as eleições municipais de Joinville, Criciúma e Blumenau são prioridades. Apoio aos pré-candidatos a prefeito destes municípios: Marco Tebaldi (Joinville) Clésio Salvaro (Criciúma) e Napoleão Bernardes (Blumenau). O PSDB vai apoiar integralmente as candidaturas e auxiliar na busca de composições.

Disposição
O funcionário do Porto de São Francisco do Sul, João Batista Furtado, também deseja disputar a eleição para prefeito. Ele colocou seu nome à disposição do PP, embora seja natural a indicação para a reeleição do prefeito Luiz Zera.