Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Para crescer, Brasil precisa investir em identidade digital, afirma Ronaldo Lemos

Perspectiva do advogado mostra o quanto país está atrasado em relação a outras nações

A perspectiva do advogado Ronaldo Lemos para a administração pública é que “todo governo se converta em plataforma tecnológica”. Exemplos do que já é trivial em cidades como Chicago e Washington e países como Chile e Uruguai impressionaram quem acompanhava a palestra ministrada recentemente, durante o Encontro dos Tribunais de Contas. Chicago, por exemplo, usa a internet das coisas para monitorar em tempo real problemas como buracos de rua. Já nos países vizinhos, o exemplo é a abertura de empresas em um dia, pela internet. Só para se ter uma ideia, no Brasil são necessários 79 dias, em processo analógico.

“Vai ser sempre uma batalha de gato e rato”, diz Ronaldo Lemos sobre combate às fake news

As saídas para o Brasil, de acordo com Ronaldo Lemos, são investir na identidade digital e no mapeamento de informações no poder público. Tanto a Estônia, com 1,3 milhão de habitantes, quanto a Índia, com 1,2 bilhão, já estão na era dos cidadãos digitais. “O Brasil pode construir o melhor sistema de identificação do mundo”, afirmou Lemos, naquilo que classificou como “um sonho”.

Ronaldo Lemos - Douglas Santos/Divulgação/ND
Ronaldo Lemos – Douglas Santos/Divulgação/ND

Loading...