Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


PEC Anti-Lula avança na Câmara

Não bastasse o inferno policial-judicial vivido pelo ex-presidente Lula, que pode forçá-lo a desistir de uma candidatura à Presidência em 2018, avançou na Câmara sem holofotes uma Proposta de Emenda à Constituição

Não bastasse o inferno policial-judicial vivido pelo ex-presidente Lula, que pode forçá-lo a desistir de uma candidatura à Presidência em 2018, avançou na Câmara sem holofotes uma Proposta de Emenda à Constituição que detona de vez seu projeto político, se promulgada. É a ‘PEC Anti-Lula’, nº 125, que proíbe nova eleição de quem já foi reeleito para cargo Executivo. O deputado opositor ao PT Elmar Nascimento, do DEM da Bahia, pegou a relatoria na Comissão de Constituição e Justiça.

Só oposição

Há motivação política. A autora Cristiane Brasil (PTB) é filha do ex-mensaleiro Roberto Jefferson. O DEM tem a relatoria e Eduardo Cunha deu aval para celeridade.

Êpa, êpa..

A proposta é chamada de PEC da reeleição descontinuada. Pode ganhar força para ir a plenário logo, ou também pode ser barrada, porque atinge os projetos de outros políticos

..E nós?

Há quem aposte que caciques vão atuar para barrar a proposta. Se aprovada e promulgada, a PEC também proíbe nova eleição de governadores e prefeitos reeleitos.

Caserna comunista

O PCdoB está aparelhando o Ministério da Defesa, comandado por civis há anos, mas ninho dos militares. Além da ex-deputada Perpétua Almeida (AC), que ganhou o estratégico cargo que controla compras bilionárias de armas e equipamentos, o partido emplacou Ronaldo Carmona como Assessor Especial de Planejamento.

Todos em casa

Carmona é antigo militante que Perpétua empregou no seu gabinete. Depois ele teve cargo na Associação Brasileira de Material de Defesa, que reúne mais de 200 empresas do setor. O cargo envolve a importância da soberania e é estratégico para os militares.

Importado

O PCdoB trouxe do Rio o professor Francisco Carlos (UFRJ), esquerdista de carteirinha. Vai presidir o Instituto Pandiá Calógeras, que fomenta participação civil nos temas de Defesa. Avisou que não quer alinhamento com a França, parceira estratégica.

 Tô nem aí 

Da ala do contra no PMDB, o deputado Jarbas Vasconcelos (PE) avisou à cúpula que não apareceria na Convenção. “Vou me preparar para os protestos deste domingo”.

O ausente

Alvo sobre a falsificação de sua assinatura de renúncia no comitê, o deputado Vinícius Gurgel só apareceu em uma das oito sessões do Conselho de Ética este ano. 

Caneta tremida

Antes do voto com a digital, havia os ‘pianistas’ no plenário – gente que votava pelos deputados viajantes. Atualmente, servidores de gabinetes são treinados para clonar assinaturas dos chefes para situações de emergência. O esquema parou. Por ora.

Batalha da Esplanada?

Dezenas de ônibus com sem-terra e militantes da CUT, ligada ao PT, estão estacionados em terrenos perto do Park Way e em cidades satélites do Distrito Federal desde quinta-feira. A turma, bancada, chega em peso em Brasília hoje para os protestos pró-Dilma.

Semipresidentes

A PEC do semipresidencialismo que os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Serra (PSDB-SP) tocam na pauta foi redigida pela OAB na gestão de Marcus Vinicius Coêlho. Ele tem se dedicado a defender a proposta junto a pessoas influentes.

Propalando a ideia

A ideia alcança simpatizantes. Neste mês, o ex-presidente da OAB dará palestra na Universidade de Lisboa sobre o assunto. Em maio, é convidado pela Academia Brasileira de Letras para apresentar a ideia aos imortais.

Mico

Barrado pelo STF, o ministro sub-judice da Justiça, Wellington César, consulta colegas de carreira: se volta para o MP ou se representa um Governo em frangalhos, perdendo a boa aposentadoria.

Doutor NW

Nelson Wilians, fundador do escritório de advocacia que leva seu nome, o maior do País (45, em todos os Estados) faz palestra na Faap dia 16 sobre os desafios do negócio.

Ponto Final

E La nave va.. à deriva e afundando, sem coletes salva-vidas. 

Loading...