Prefeito Carlito Merss busca reeleição com apoio de ex-secretários

Ao desmontar praticamente 70% do secretariado, o prefeito Carlito Merss (PT) quer um exército petista nas ruas de Joinville para defender a sua reeleição. São mais de 16 secretários que deixaram os cargos para tentar uma vaga para vereador. A intenção, na verdade, é de aproveitar o potencial de cada um visando ajudar Carlito a melhorar a popularidade.

Peneirada
Apesar da adesão da maioria dos secretários para o desafio da eleição municipal, Carlito Merss revela que haverá uma “peneirada” para a escolha dos candidatos a vereador. Ele lembra que na eleição passada teve que implorar para que petistas disputasse a eleição. Agora, terá que deixar muita gente de fora.

Seleção
“Na eleição anterior tive que implorar por candidatos. Já nesta sobram candidatos a vereador. Prova de que as coisas mudaram em quatro anos”. Carlito Merss (PT), prefeito de Joinville.

Surpresa
Entre todas as saídas, a que mais surpreendeu foi da presidente do Ippuj, Roberta Schiessl, que disputará a eleição para vereadora. Consultou a família antes de aceitar a proposta de candidatura proposta pelo prefeito Carlito Merss. Ela confessa que depois dos problemas com o projeto da LOT (Lei de Ordenamento Territorial) sentiu mais vontade de disputar a eleição. A surpresa se deve pela liderança de Roberta na licitação do transporte coletivo, do projeto da LOT e obras no Morro do Boa Vista. A bola foi passada para os técnicos do Ippuj.

Continuidade
A coordenadora da secretaria municipal de Educação, Vanessa da Rosa, substituiu Marcos Fernandes, o Marquinhos, como titular da pasta. Ele retorna para a Câmara de Vereadores pelo PT, já que disputará a reeleição. Vanessa teria resistindo a princípio de assumir o cargo, mas era apontada como a mais qualificada para dar continuidade aos projetos da Educação.

Saídas
O gerente de Planejamento e Avaliação da SDR de Joinville,
Marcos Boettcher, deixou o cargo para ser pré-candidato a vereador pelo PSD. O seu substituto será definido na próxima semana através de indicação do deputado estadual Darci de Matos. Josué Cirilo Muller, assistente técnico da SDR Joinville, também saiu para disputar a eleição de vereador pelo PPS. O partido ainda não indicou seu substituto.

Ficou
E o presidente da Fundema (Fundação Municipal de Meio Ambiente), Eni Voltolini, ficou no cargo. Ele era cogitado para ser o candidato a vice-prefeito pelo PP, na chapa encabeçada pelo prefeito Carlito Mess (PT).

Calçadão
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville, aplicou mais de R$ 397 mil na revitalização das orlas do Costão dos Náufragos e da Praia do Tabuleiro, ambas no município de Barra Velha. O repasse do recurso foi aprovado em outubro do ano passado, durante uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, em São João do Itaperiú.

 Frase
“São melhorias que beneficiarão a cidade, que desfruta da movimentação do turismo na temporada de verão”. Bráulio Barbosa, secretário da SDR de Joinville.

Rebaixamento
O vereador Roberto Bisoni (PSDB) está propondo que sejam rebaixados os meios fios dos estabelecimentos comerciais de Joinville. A intenção é de que sejam viabilizados estacionamentos para os clientes. Bisoni justifica que não existem mais vagas para os veículos em Joinville. A solução é alterar a legislação e permitir o rebaixamento e regularizar as vagas em frente dos estabelecimentos em frente de lojas e supermercados que possam se adaptar.  

Perini
A partir do segundo semestre de 2012, o Perini Business Park, maior condomínio industrial multissetorial do Brasil, terá 100% do esgoto tratado. Com um investimento de R$ 2 milhões, a operação da ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) ajuda a viabilizar a certificação da ISO 14000 às empresas instaladas no parque e contribui para melhorar o índice de saneamento básico em Joinville.

Atendimento
Praticamente metade do condomínio já está sendo atendido pela estação própria do Perini, o que corresponde a 110 mil m² de área construída. Até o segundo semestre, a operação vai abranger o total da população de 7,5 mil – sendo que 1,5 mil são funcionários da Universal Leaf Tabacos que possui ETE própria. A Estação, instalada em uma área de 2.500 m² com 11 km de rede de tubulação, tem capacidade total para atender 12 mil pessoas, projeção para os próximos anos.

Carteiras
Tendo em vista inúmeros pedidos de informações sobre a solenidade de entrega de carteiras aos novos advogados da subseção de Joinville, a diretoria local informa que até o momento não recebeu as credenciais, nem foi comunicada pela seccional (OAB estadual) a respeito, como sempre foi de praxe em Santa Catarina. A tradição na OAB é que a data e local sejam sempre combinados entre seccionais e suas subseções, visando o conforto e conveniência dos compromissados e seus familiares.