Prefeito e secretário de Ituporanga são afastados após operação do Gaeco

Sócios de uma empresa na cidade, mãe e filho foram detidos preventivamente suspeitos de atuarem em suposto esquema de irregularidades no sistema de coleta de lixo do município

O prefeito de Ituporanga, no Vale do Itajaí, Osni Francisco de Fragas, o Lorinho, e o secretário da Fazenda, Arnito Sardá, foram afastados dos cargos após operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrada na manhã desta segunda-feira (15).

Além deles, dois empresários, mãe e filho, que não tiveram os nomes divulgados foram presos preventivamente. A ação investiga irregularidades no sistema de coleta de lixo da cidade.

Prefeito de Ituporanga e secretário da Fazenda são afastados após investigação de irregularidades na coleta de lixo – Reprodução FacebookPrefeito de Ituporanga e secretário da Fazenda são afastados após investigação de irregularidades na coleta de lixo – Reprodução Facebook

Em nota nesta manhã, o Ministério Público informou que os mandados de prisão e a suspensão do exercício da função pública foram decretados pela 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça após pedido da subprocuradoria-geral de Justiça para assuntos jurídicos do MP.

Leia também:

Além dos afastamentos, houve recomendação para que os suspeitos envolvidos na investigação não entrem na prefeitura. Logo após a ação do Gaeco, o vice-prefeito da cidade, Gervásio Maciel, assumiu o comando do executivo municipal em sessão realizada na Câmara de Vereadores.

Fase 2 da Operação Reciclagem

Batizada de Reciclagem, a operação investiga crimes de concussão, corrupção ativa e passiva, tráfico de influência, advocacia administrativa e prevaricação. Entre os investigados estão outros servidores públicos, empresários e pessoas ligadas ao ramo da coleta de resíduos.

Além das ações do Gaeco, a Câmara de Vereadores de Ituporanga aprovou, no início do ano, a criação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para tratar do assunto.

A reportagem não conseguiu contato com a defesa do prefeito e do secretário, Na prefeitura, ninguém atendeu às ligações.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política

Loading...