Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Procurando empregado

Emprego tem, e como. Para se ter uma idéia em Brusque há três mil vagas disponíveis. O agronegócio em Santa Catarina não consegue se expandir, embora tenha espaço para isso. Faltam empregados qualificados para o segmento. A construção civil no Sul do Estado enfrenta dificuldades por não preencher as vagas em aberto. Mas, além disso, há também uma parcela significativa da população ativamente produtiva que no universo do emprego fácil não demonstra empenho ou dedicação ä carteira assinada. É comum ouvir no mercado relamacoes  da falta e do desrespeito de trabalhadores que não cumprem horário, fazem da ausência um ritual, e reclamam do trabalho menosprezando o emprego. Lembro bem de uma entrevista do empresário Fernando Marcondes de Mattos, que idealizou um dos resorts mais premiados e copiados no país, que ao ser perguntado se faria tudo novamente foi lacônico: Não faria. E argumentou: é uma luta diária na busca de mão de obra. No último Verão teve que importar empregados do Nordeste, e mesmo assim havia vagas disponíveis. A proposta do prefeito de Joinville, Udo Dohler, vem a calhar nesse universo deficitário: a Universidade do Trabalhador, em paralelo com o programa do governo Federal que se expande nessa direção. Nenhuma relação com partido político ou ideologias, mas uma oportunidade de formar mao de obra necessária na região atendendo a demanda. E serve de exemplo para outras cidades, onde o Poder Público faz a sua parte qualificando e desta forma estimulando a economia local. O fundamental é dar oportunidade  desprendendo se de uma política paternalista de vales e benesses publicas que atende em parte, mas não resolve.       

Exposicao: A paisagem serrana catarinense estará nas telas de Tereza Martorano, ainda este ano, numa exposicao em Paris. A cultura do vinho, da uva, a fauna e a flora da nossa serra formarão as paisagens do trabalho de uma das maiores expontes da ater naif brasileira contemporanea.

Digital

É no dia a dia que se percebe que foi despertado o dragão da inflação, apesar das maquiagens do governo Dilma. A carteira no bolso  já avisou que há algo diferente diante de pequenos e sutis reajustes de preço.

Relembrando

De generais da reserva em relatos da historia recente destacando que na Anistia foi o general  João Figueiredo que com murros na mesa, gestos bens peculiares, exigia que beneficiasse a todos os brasileiros, pois “lugar de brasileiro e no Brasil,”dizia. Isso porque o líder da oposição Ulisses Guimaraes não queria o retorno de Brizola e Arraes. Pois então…

Perceptível

Em suas peregrinações por Santa Catarina colocando o mandato à disposição de prefeitos, o deputado Esperidião Amin não esconde o trabalho de sedimentar o nome da ex-prefeita Angela Amin para a disputa ao Senado. Há quem afirme que ela é candidata a deputada estadual. É esperar…

Fato

O governador de Pernambuco Eduardo Campos, que provavelmente venha como candidato à presidência da República, não se trata de um líder de oposição, mas sim um gestor de resultados. Pode fazer a diferença. E já está produzindo alguns estragos na montagem de palanques pelos Estados.

Obrigação

Vazamento de informações não seria o caso do Ministério Público também investigar, com rigor e isenção?

Interesses

Está cada vez mais sedimentada a chapa do PSD com o PMDB e o PT. Tudo indica que Ideli Salvatti estará no mesmo palanque de Colombo. Mas há forte pressão interna no ninho petista para que isso não aconteça.

E o PP?

O PSD não descarta a presença do PP na aliança em 2014. E o argumento é simples: Eles estão com o PMDB e o PT no âmbito nacional ocupando espaços no governo Dilma, porque não acontecer o mesmo por aqui? Ou seja, sem lugar na majoritária, mas com cargos no governo,  e, na base do nada melhor do que um bom acordo. Será?

Violëncia

O índice de violência é calculado sobre a quantidade de habitantes. Sendo assim, Balneário Camboriú esta em primeiro lugar, no índice de homicídios apresentado pela Secretaria de Seguranca. Baseado na Organização  Mundial de Saúde Balneário Camboriú, assim como Joinville e Florianópolis são considerados municípios sob criminalidade endêmica. A droga ajuda nesse titulo vergonhoso e preocupante.

Conversas

Virou uma disputa pelo controle do PSB em Santa Catarina visando às eleições presidenciais tendo como candidato o governador de Pernambuco, Eduardo Campos. Mas há quem afirme que o partido por aqui já tem comando. E por conta disso que o ex-prefeito Dário Berger declarou que continuará no PMDB.  Há distancias entre quem está chegando para comandar a sigla e o ex prefeito.

Astral:  Animada e badalada a noite de axé em Florianópolis com a banda baiana Asa de Águia lancando o Folianópolis 2013, que este ano terá também Claúdia Leitte. Mas isso só em novembro.

Mutirão

Antes tarde do que nunca. “Floripa se liga na rede”. É a Casan e a prefeitura de Florianópolis fiscalizando as ligações clandestinas de esgoto na cidade. Ainda não começou, mas a promessa é de em um ano vistoriar 40 mil pontos críticos, principalmente, visando a balneabilidade das praias da Capital.  

Loading...