Projeto quer liberar bicicletas nas calçadas de Joinville

Uma proposta no mínimo polêmica. A Prefeitura de Joinville quer permitir o trânsito de bicicletas nas calçadas de vias onde não haja ciclovias ou ciclofaixas. O projeto que se encontra na Câmara de Vereadores destaca que os ciclistas deverão transitar em baixa velocidade e com o necessário cuidado e responsabilidade com a integridade dos pedestres.

 Risco
A proposta demonstra que Joinville não tem ciclovias suficientes no centro e nem nos bairros. Pior, que faltam projetos ou recursos para a implantação deste benefício. É no mínimo um risco para pedestres e para os próprios ciclistas circularem no mesmo espaço. Pedir para que ciclistas respeitem velocidade nas calçadas parece ser uma piada de mau gosto.

Correto
Já o projeto de lei que permite a execução e conserto de calçadas com a possibilidade de a Prefeitura realizar a obra com dinheiro público e cobrar o serviço do proprietário é correto. Existem centenas de pessoas que tem condições e não dão a menor atenção para suas calçadas, principalmente de estabelecimentos comerciais. A medida é coerente e disciplinará os descuidados.

Solução
A rua Bahia, no bairro Atiradores, que sofre constantes alagamentos, finalmente vive hoje uma situação mais amena. Depois de freqüentes reclamações dos moradores, o rio que corta a via foi limpo, o que deve amenizar os alagamentos.

Recursos
Na primeira das 32 reuniões de bairros programadas pelo PMDB de Joinville, realizada na noite de segunda-feira (9/4) no bairro Floresta, o pré-candidato a prefeito Udo Döhler disse que na Prefeitura não faltam recursos, mas melhor gestão e projetos. Como exemplo, ele entende que não é possível faltar remédio num Pronto Atendimento. A segunda reunião do PMDB está programada para a próxima sexta-feira (13) no bairro Adhemar Garcia, a partir das 19h30, na residência de um peemedebista próxima ao Caic.

Tática
Com a programação destas reuniões, o PMDB em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães quer tornar Udo Döhler conhecido na comunidade. O problema do peemedebista é justamente se tornar popular. Boa parte dos eleitores ouviu falar de Udo, mas não tem ideia de como é seu rosto.

Transporte
O prefeito de Araquari, João Pedro Woitexem (PMDB), revelou que na próxima quinta-feira (12), às 10h, na Prefeitura de Joinville, será realizada a reunião para tratar do transporte coletivo entre os dois municípios. O secretário municipal da secretaria de Infraestrutura, Ariel Pizzolatti, apresentará um parecer sobre os ajustes de conduta necessários para que o transporte entre os dois municípios seja finalmente concretizado.

Ajustes
É bom ressaltar que hoje por lei as empresas de transporte coletivo de Joinville (Gidion e Transtusa) não podem entrar no território de Araquari para o transporte de passageiros. Isto força centenas de pessoas a se deslocarem a pé por mais de cinco quilômetros até o ponto mais próximo. Com o ajuste de conduta e aprovado pelo Ministério Público e pelas Câmaras de Vereadores de Joinville e Araquari o transporte será regularizado.

 Pressa
“Temos pressa para que o transporte entre as duas cidades seja regularizado”
. João Pedro Woitexem (PMDB), prefeito de Araquari.

 Motos
Nesta terça-feira (10/4) mais um acidente envolvendo motocicleta e veículo foi registrado em Joinville. Praticamente temos de dois quatro acidentes diários com motos, provando que há o desrespeito com os pilotos e a falta de atenção dos mesmos no trânsito.

Serviços
A secretaria municipal da Saúde de Joinville promove nesta quarta-feira (11/4) um circuito de serviços e atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado oficialmente no dia 7 de abril. A ação vai ser realizada na Praça Nereu Ramos, das 10h às 14h. Quem passar pela praça terá acesso a informações sobre doenças como tuberculose, hanseníase, hepatites e poderá conhecer o trabalho  da Rede Amamenta, programas do Ministério da Saúde com o objetivo de incentivar a exclusividade do aleitamento materno de bebês até os seis meses de idade.

Laboratório
A Secretaria da Saúde também vai levar para a praça, o laboratório móvel do Programa de Controle a Dengue, onde as pessoas poderão observar a larva de um mosquito aumentada em até 100 vezes. A intenção é mostrar a forma que o mosquito se desenvolve na água parada. Outro serviço em destaque será o Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes que trabalha com ações para a redução de acidentes de trânsito e a conscientização dos motoristas.

Concurso
A Secretaria de Gestão de Pessoas divulgou o número total de candidatos inscritos no concurso público da Prefeitura de Joinville. São 9.290 pessoas inscritas para o preenchimento de 335 vagas: 263 vagas para a Prefeitura e Fundação Cultural, 46 ao Hospital Municipal São José e 26 para a Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville). A previsão inicial da Sociesc, contratada para realizar o concurso, era receber 4 mil inscritos.

Crédito
A Conurb (Companhia de Desenvolvimento e Urbanização de Joinville) institui o Programa de Recuperação de Créditos, destinado a estimular a quitação dos dívidas junto a Companhia. O programa proporcionará o pagamento incentivado para débitos de contratos administrativo de concessão, de atos de permissão e autorização, e de aluguéis explorados até o dia 31 de dezembro de 2011. Os débitos inadimplidos pagos à vista até o dia 20 de maio terão redução de 95% de multa e de juros. Pagamentos efetuados até o dia 20 de junho terão desconto de 80%.

Parcelamento
No caso de parcelamento em até 12 meses e com adesão efetuada até o dia 20 de junho o desconto nos juros e multas será de 50%. Parcelamento em até 24 meses com adesão até 20 de junho o desconto será de 20%. A adesão é feita através de requerimento onde é necessário indicar o débito que deseja. Os interessados deverão procurar a Conurb.