Proposta de compartilhar calçadas entre pedestres e ciclistas cria polêmica

O presidente do Ippuj, Vladimir Constante, esclarece que a Prefeitura de Joinville vai manter na Câmara de Vereadores o projeto de lei que permite o compartilhamento da calçada por pedestres e ciclistas por considerar a prática prevista no Código de Trânsito Brasileiro e praticada amplamente em muitas cidades.

Discorda
Ele discorda da informação de alguns vereadores de que essa prática estaria revelando a falta de projetos de novas ciclovias para a cidade. Segundo Vladimir Constante, o Plano Cicloviário de Joinville, que hoje tem 99,5 km, atingirá a marca de 100 km assim que terminar a sinalização em torno do Conjunto Residencial Trentino.

Plano
No todo, o Plano Cicloviário de Joinville prevê a implantação de 300 km em toda cidade e será atingido gradativamente na medida em que forem ampliadas obras de sinalização e dos financiamentos do Fonplata (Linha Verde de interligação entre parques) e BNDES (binário da rua 15, Almirante Jaceguay). Nos últimos três, segundo levantamento do Ippuj, a Prefeitura de Joinville implantou 50 km de ciclovias e ciclofaixas.

Bronca
O ex-secretário Alsione Gomes Filho disse que não houve respeito à composição para a formação do novo diretório municipal do PDT na última quinta-feira. Ele acusa que a chapa Democracia Trabalhista, liderada pelo advogado Rodrigo Bornholdt, e que venceu a eleição por 57% dos votos, trouxe a lista pronta com os nomes dos integrantes do diretório.

Rápida
Alsione assegura que a reunião demorou cinco minutos, em que foi imposto o diretório com menos integrantes que teria direito a chapa Legalidade, que obteve 43% dos votos. Da ala de Rodrigo Bornholdt seriam 38 membros, e a de Alsione Filho com 28 representantes. Algo, que não teria sido respeitado. Em resumo, na quarta-feira poderá aparecer uma ação de impugnação sobre a formação do diretório.

Protesto
“Apesar de perdemos a eleição temos direito a composição no diretório do PDT. Não aceitamos imposições”. Alsione Gomes Filho, ex-secretário de Habitação e filiado do PDT

Trancada
A comissão de Finanças da Câmara e Vereadores de Joinville não recebeu resposta da Prefeitura sobre a possibilidade da continuação do programa de pavimentação da rua Santa Luzia, no bairro Aventureiro. O vereador Jucélio Girardi (PMDB) garante que pauta dos projetos do Executivo continuará trancada, até que haja uma resposta, seja positiva ou mesmo negativa.

Inferno astral
O secretário de Desenvolvimento Regional de Joinville, Bráulio Barbosa, parece que vive o momento de inferno astral. Problemas no Hospital Regional, falta de recursos e valorização da SDR de Joinville, cortes no orçamento e quando se imagina que as interdições das escolas estaduais tinham acabado, surge um novo capítulo. Agora foi a vez da Escola Marli Maria de Souza, no loteamento Jardim Edilene. A Gerência Regional de Educação optou por antecipar o recesso de julho para que neste período possam ser feitos reparos no colégio. A unidade escolar foi interditada pela Vigilância Sanitária na tarde de quinta-feira (26).
 
Desbravadores
O prefeito Carlito Merss (PT) assinou o decreto que institui o Dia dos Desbravadores Corujão, a ser comemorado anualmente, no último sábado do mês de abril. A ideia partiu do vereador Manoel Bento (PT) que considera positivo todo o resultado das atividades realizadas pelos desbravadores: “ajudam no processo de educação e formação do caráter”. O Clube Corujão de Joinville está vinculado a Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Campo
A Prefeitura de Balneário Barra do Sul vai entregar em maio a reforma no campo de futebol João Geraldo da Cunha. Os serviços que custaram mais de R$ 200 mil tiveram convênio federal e contra partida da prefeitura municipal. O campo recebeu drenagem, terraplanagem, grama, alambrado, iluminação, sistema permanente de irrigação e reforma do vestiário além da revitalização do entorno e uma cancha de vôlei de praia. “Estamos esperando a grama fixar bem para então inaugurarmos o campo. A comunidade vai ficar muito contente com mais esta obra em prol do esporte”,  disse Adilson da Cunha, secretário de Turismo.

Dia do Trabalho
Por conta do Dia Internacional do Trabalho, 1º de maio, a Acij (Associação Empresarial de Joinville) não terá reuniões de Diretoria e Conselho nesta segunda-feira (30). A casa manterá plantão em todos os setores, das 8 às 12 e das 13h30 às 18h.

Conferência Anpei
Será entre os dias 11 e 13 de junho a 12ª Conferência Anpei (Associação Nacional e Pesquisa e Desenvolvimento das Empre¬sas Inovadoras) de Tecnologia e Inovação. Joinville foi a cidade escolhida para sediar o evento que, em 2012, terá como tema “Inovar Agora: Competição Global e Sobrevivência Local”.
 
Sessão de negócios
As empresas que desejam participar da Sessão de Negócios 2012 precisam adiantar as inscrições, pois restam poucas vagas. A parceria entre o Conselho dos Núcleos da Acij e Sebrae promove uma nova Sessão de Negócios no dia 10 de maio.
 
Pé Quentinho
Os Núcleos de Gestores da Saúde e de Segurança e Saúde Ocupacional promovem a segunda etapa da ação “Pé Quentinho”, que faz parte da campanha social “De 8 a 80”, promovida pelos Núcleos Setoriais. Além de cobertores e roupas, as pessoas também podem doar calçados em bom estado. As doações devem ser entregues nas empresas participantes ou na sede da Acij até o dia 15 de junho.