Sem deixar para a última hora, eleitores fazem cadastramento biométrico em Florianópolis

Prazo encerra em 22 de março; TRE-SC estima que falta 30% do eleitorado

Faltando pouco mais de um mês para encerrar o prazo do cadastramento biométrico, cidades catarinenses ainda têm uma parcela importante de eleitores a registrar no novo sistema de votação brasileiro. Dos seis municípios obrigados pela Justiça Eleitoral a integrar o programa de identificação no Estado, apenas Biguaçu concluiu o processo.

Marco Santiago/ND

Daiane atualizou o documento para poder tirar o passaporte

 

Florianópolis, São José, Palhoça, Joinville e Blumenau ainda precisam finalizar o processo. Os municípios têm o desafio de cadastrar digitais de aproximadamente 30% do total do número de eleitores com títulos registrados.

A quantidade de cadastros pendente é considerada significativa e pode ter sérios impactos. Por exemplo, o juiz da 3ª Zona Eleitoral de Blumenau, Edson Marcos de Mendonça, lembrou que se não forem registradas 200 mil pessoas, o município perde o direito ao segundo turno nas eleições. A cidade é o terceiro maior colégio eleitoral do Estado. 

O eleitor que não se regularizar poderá ter o título cancelado e não votará, ficando sem quitação eleitoral e sofrendo restrições. A estudante Daiane Barcellos, 24, pretende tirar passaporte, mas não conseguiu fazê-lo por estar com a situação eleitoral irregular. Em menos de 20 minutos de espera no Cartório Eleitoral da avenida Rio Branco, solucionou o problema. “Bem tranquilo, eu estava me enrolando para vir há um bom tempo, foi rápido e já está tudo resolvido”, afirmou Daiane.

Deixar para fazer o cadastramento perto de terminar o prazo pode gerar desconforto, como encarar horas na fila. Para evitar o contratempo, Marcus Vinícius dos Santos, 22, aprovado no vestibular da UFSC decidiu antecipar a transferência do título de Chapecó para a Capital. “O bom é que o atendimento foi rápido e eu já consegui fazer o cadastro e a transferência do título. Eu precisava dessa regularização para fazer a minha matrícula”, disse.

Outra alternativa para evitar filas é agendar o atendimento pela internet, no site www.tre-sc.jus.br. Em caso de dúvidas, está disponível o Disque Eleitor Biometria, gratuitamente, pelos números 148 ou 0800-647-3760, de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h. Os documentos necessários para o cadastramento são: carteira de identidade, título de eleitor e comprovante de residência.

Florianópolis

Eleitores 348.953 – Cadastrados 255.880 (73%)

Postos: rua Rio Branco, 797, Centro e rua Bulcão Vianna, s/n, Centro

Joinville

Eleitores 407.475 – Cadastrados 292.388 (71%)

Posto: rua Otto Boehm, 71, Centro

São José

Eleitores 164.838 – Cadastrados 125.511 (76%)

Posto: avenida Beira-Mar, na praia Comprida, próximo da sede da Prefeitura

Palhoça

Eleitores 114.212 – Cadastrados 91.446 (80%)

Posto: rua Tenente Franco, 117, Centro

Blumenau

Eleitores 249.547 – Cadastrados 176.627 (70%)

Posto: rua João Pessoa, 161, Edifício Aloísio Melati, Centro

Biguaçu

Cadastramento já encerrado 

Horário de atendimento das 9h às 17h

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Política

Loading...