Esplanada

Leandro Mazzini é jornalista, escritor e pós-graduado em Ciência Política pela UnB. Iniciou carreira em 1994 e passou pelo Jornal do Brasil, Gazeta Mercantil, Correio do Brasil, Agência Rio, entre outros. O blog é editado por Mazzini com colaboração de Walmor Parente e equipe de Brasília, Recife e São Paulo.


Supremo antigrampo

Em tempos de grampos, gravações e aparelhos high tech, o presidente do STf, ministro Ricardo Lewandowski, tem solicitado que até magistrados e colegas de Corte deixem seus celulares na recepção.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, preocupado com sua ‘segurança verbal’, está constrangendo visitantes. Ele não se recusa a receber a peregrinação de políticos no gabinete para tratar de processo de impeachment de Dilma, afastamento do deputado Eduardo Cunha (PMDB-DF) e afins. Mas em tempos de grampos, gravações e aparelhos high tech, Lewandowski tem solicitado que até magistrados e colegas de Corte deixem seus celulares na recepção.

Cadê a isenção?

Pegou mal, muito mal na PF o próprio ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, dizer que Lula – agora oficialmente alvo de inquérito – é vítima da investigação.

Lá, como cá

A Odebrecht se enrolou no Panamá. A Controladoria Geral do governo contesta os custos de aditivo à obra de expansão do Aeroporto da capital tocada pela empreiteira.

Bloco da Bala

A Polícia de Brasília investiga o ‘bloco da bala perdida’. Na folia, dois imbecis dispararam de um carro contra apartamentos na Quadra 106 Sul – acertaram o 2º andar.

Bisturi no leitão!

O uso de porcos nas aulas de anatomia para alunos de medicina no Hospital de Barretos, um dos mais conceituados do Brasil, motivou o deputado federal Sérgio Reis (PRB-SP) a apresentar o projeto de lei para facilitar a utilização de cadáveres nos estudos e pesquisas médicas no País. O PL 4272/16 propõe alterações na Lei 8.501.

Em boa causa

A lei atual limita o uso de cadáveres não-reclamados às escolas de medicina. O novo texto permite que os corpos sejam oferecidos a instituições credenciadas pelo Ministério da Saúde e Educação, como os hospitais que têm programas de residência.   

O Herdeiro

O ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica revelou a amigo da Coluna que os irmãos Castro estão prestes a anunciar Miguel Díaz-Canel Bermúdez o novo presidente do País. A revelação é de Carlos Vasconcelos, que vai lançar o portal Conexão Internacional.

Perfil

Aos 55, Díaz-Canel, como é chamado pelos Castro, é professor universitário e primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba desde 2013.

Fábrica de diplomas

Uma faculdade particular hoje no Brasil vale entre R$ 100 milhões e R$ 200 milhões na praça. De acordo com o número de alunos e cursos. Medicina e Direito as valorizam.

Na praia..

Governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB) ficou de folga com a família na Praia do Saco, perto de Aracaju (SE), durante cinco dias até este domingo (14). Hospedou-se na casa de primos. A família Rollemberg vem do Sergipe, e já mandou muito lá no século passado.

.. das grifes

Na divisa com a Bahia, a paradisíaca Saco é a ‘Trancoso’ de Sergipe. Reduto de férias de FHC, é onde o ex-governador Albano Franco e o ex-deputado Sandro Mabel (GO) têm mansões. É lá que o presidente do TCU, Augusto Nardes, dá suas corridas. 

Sem bolo 

Numa comemoração sem festas, o PT viu passar batidos seus 36 anos . Abatido, Lula soltou um vídeo lembrando “O partido mais importante da História brasileira”. E fez-se de vítima: “Os conservadores não aceitam o jeito petista de governar”.

#Tôbrabo

O deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP), membro da Mesa Diretora da Câmara, repete sua indignação com a ‘falta de sensibilidade presidencial’ de Dilma no discurso no Congresso. “O Orçamento em 2014 reservou apenas 0,33% para a Segurança”.

Ponto Final

Pela qualidade nos serviços de informação ao País, a Coluna será agraciada com a maior honraria concedida pelo conselho federal da Ordem dos Advogados do Brasil – o Prêmio Raymundo Faoro, com troféu criado por Oscar Niemeyer. Agradecemos à OAB e em especial aos nossos jornais e leitores. 

Loading...