Poder

os bastidores da política em Santa Catarina com informação e opinião sobre os fatos quentes do poder.


TCE/SC aprova Plano de Ação com ampliação de ferramentas de inteligência artificial

Plano de ação

O presidente do TCE/SC (Tribunal de Contas de Santa Catarina), conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, aprovou na sexta-feira o Plano de Ação da corte de contas para 2020.  Entre as medidas programadas está a ampliação de ferramentas de inteligência artificial em fiscalizações com o uso de robôs e sistemas informatizados. Também estão previstas a automação da análise de alguns modelos de processos, além do uso de drones na fiscalização de obras públicas. O plano prevê a adoção de medidas de incentivo à inovação, inclusive com elaboração de guia de contratação de tecnologia da informação.

Além disso, reserva uma série de iniciativas voltadas à celeridade processual que contempla a implementação de novos critérios de controle de prazos e a elaboração de indicadores de desempenho institucionais, bem como a adoção de nova política de recrutamento e capacitação de servidores.

PSD em Lages

Em evento do PSD em Lages, na noite de sexta-feira, o ex-governador Raimundo Colombo disse que o Brasil ainda vive um momento conturbado, com muitas questões a serem resolvidas e que a maior revolução já realizada no país foi nas eleições do ano passado. “Nós nunca tivemos um movimento popular maciço como em 2018”, destacou. Colombo lembrou que não é um fenômeno brasileiro apenas, porque está acontecendo no Chile, Equador, Bolívia, na Inglaterra e na Espanha. “Nós temos um fenômeno de globalização, que teve um impacto grande na vida de todos e concentrou a renda com a vinda da tecnologia”, ressaltou.

Deputados e lideranças da advocacia

Hoje, os deputados federais e senadores que formam a bancada catarinense em Brasília participarão de um encontro com as principais lideranças da advocacia catarinense para debater temas de interesse da classe e da sociedade, que tramitam no Congresso Nacional. O convite foi formulado pelo presidente da OAB/SC, Rafael Horn, que receberá os parlamentares às 10h, na sede da seccional catarinense, em Florianópolis.

 

Em Criciúma

O deputado federal Daniel Freitas (PSL) confirmou a vinda do também deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) a Criciúma. Ele estará na cidade em 8 de novembro e irá ministrar uma palestra gratuita e aberta ao público. O local ainda não foi confirmado. A organização do evento é da advogada Julia Zanatta, amiga de Bolsonaro.

Aula magna

O procurador do Ministério Público junto ao TCU (Tribunal de Contas da União) Júlio Marcelo de Oliveira fará a palestra magna de abertura, hoje, do 10º Ecos (Encontro Catarinense dos Observatórios Sociais). Em pauta estará a gestão pública e a capacitação de órgãos oficias de controle de gestão de Santa Catarina.

Pedágio

O senador Esperidião Amin (PP) vai apresentar na semana que vem um substitutivo que estabelece condições para a adequada implementação da cobrança pelo uso de rodovias por meio de sistemas de livre passagem. O intuito é possibilitar pagamentos que guardem maior proporcionalidade com o trecho de via efetivamente utilizado. Esse movimento se deve ao projeto de concessão que estabelece que sejam implantadas quatro praças de pedágio no trecho sul da BR-101.

Bolsonarista “light”

Em extensa entrevista dada por telefone e publicada sábado no portal da revista Veja, o governador Carlos Moisés, identificado como um dos quadros moderados do PSL, desanca deputados estaduais do partido, entre eles Ana Campagnolo, que “fazem oposição ao governo por defenderem causas pessoais”. Observa que um deles queria apoio para fazer um projeto de lei que exigia exame toxicológico em professores e que ele achava ótimo, desde que todos os deputados e servidores públicos fizessem. “Isso não é ideologia, é querer protagonismo entre um grupo minoritário que ofende os professores”, resumiu.

Raul Sartori, www.raulsartori.com.br

 

Progressistas

A Executiva Estadual do PP deve analisar nesta semana pedido de líderes do partido em Criciúma, incluindo o presidente da Câmara, vereador Miri Dagostin, para rever a eleição do novo comando do partido na cidade. No documento, definem-se como “indignados” com o processo e alegam casos de “filiação irregular”. A atitude aumenta o racha entre progressistas de Criciúma que se dividem entre os que querem a coligação em apoio à reeleição do prefeito Clésio Salvaro, do PSDB, e os que preferem aguardar pelo menos até o início do próximo ano, na esperança que o ex-deputado federal Jorge Boeira assuma a condição de candidato, o que balançaria o cenário eleitoral na cidade.

Karina Manarin,  www.karinamanarin.com.br

 

Estrangeiras

Empresas estrangeiras terão mais facilidades para participar de licitações públicas no Brasil. O decreto 10.024 de 2019 entra em vigor hoje e permite que empresas localizadas fora do país participem de licitações mediante apresentação de documentos com tradução livre. A tradução juramentada só será exigida no momento da assinatura do contrato, caso a empresa vença licitação. A equipe econômica finaliza a redação de outra norma para permitir a participação dos estrangeiros diretamente de seus países. Atualmente, essas empresas devem ter CNPJ e representante no Brasil no momento da disputa.

Leandro Mazzini, www.ndmais.com.br