Uma visita mais do que institucional

Presidente do PMDB, deputado Mauro Mariani, que um dia pregou a saída do partido da aliança com o PSD, estreita o relacionamento com o governador Raimundo Colombo e constrói pontes em vez de críticas

O presidente estadual do PMDB, deputado federal Mauro Mariani, encontrou-se com o governador Raimundo Colombo (PSD) com duas missões específicas: reforçar a parceria entre os dois maiores partidos que compõem a aliança que comanda o Estado e oferecer o integral apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, o qual coordena, no Congresso Nacional. Mesmo que em caráter institucional, Mariani recupera boa parte de um passado recente em que defendia o rompimento de seu partido com o PSD em nome de um projeto de candidatura própria ao governo, em 2014, algo que não vingou e quase o isola dentro da sigla que hoje comanda.  

O novo presidente do PMDB demonstra maturidade, mudou o comportamento e de crítico contumaz virou um construtor de pontes. A prova disso está no depoimento dos companheiros peemedebistas que reconhecem em Mariani um nome fortalecido para a condição de pré-candidato ao governo.

A passagem pelo Centro Administrativo foi mais além. Mariani esteve com o vice-governador Eduardo Pinho Moreira e com o secretário da Fazenda Antonio Gavazzoni, que é do PSD e suplente de senador na chapa que foi vitoriosa com Luiz Henrique, em 2010. Moreira tem defendido o nome do deputado federal como cabeça de chapa ao governo, mas não há dúvidas de que pode estar no páreo, embora tenha alimentado a tese de renunciar ao cargo e concorrer ao Senado ao lado de Colombo, já que a renovação será de dois terços, em 2018. Gavazzoni, por sua vez, volta e meia é visto como o vice ideal em caso de manutenção da aliança PMDB-PSD, na mesma lista em que os deputados federais João Rodrigues e João Paulo Kleinübing ganham força e espaço.

CHICO ALVES/DIVULGAÇÃO/ND

O deputado Mauro Mariani, presidente do PMDB, durante o encontro com o governador Raimundo Colombo, do PSD: momento de reaproximação que interessa aos dois maiores grupos políticos na administração estadual

MAIS PRÓXIMOS

No encontro com o governador Raimundo Colombo, o presidente do PMDB disse que quer aproximar a bancada federal do partido com o chefe do Executivo estadual. Um jantar deve ser agendado para que o entrosamento aumente. No quesito aproximação, o gesto de Mauro Mariani foi bem recebido no Centro Administrativo, uma forma de diminuir eventuais tensões que volta e meia assolam os aliados peemedebistas e pessedistas. As tratativas para 2018, ficam para depois da eleição municipal.

Um horror

Primeira reportagem de Fábio Bispo e Paulo Mueller mostrou que a Comcap, responsável pelo recolhimento do lixo e pela limpeza pública em Florianópolis, foi transformada em uma bomba relógio tal o grau de dependência da prefeitura. O rombo anual de R$ 44 milhões só inviabiliza uma empresa que usa a maior parte dos recursos para pagar a folha de pagamento (95% do total) e a conta não fecha nunca, com direito a repetidos calotes na previdência dos funcionários e a fatura para a população pagar, cada vez mais, caso não venha uma solução que passe pelo saneamento da companhia. Ou isso ou a manutenção de privilégios.

 “Essa condição não se deve ao trabalho do governador, do vice e dos secretários de Estado, mas feito ao longo do tempo pelos servidores públicos.”

Eduardo Pinho Moreira, vice-governador, ao comandar a cerimônia de entrega da Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli a 76 servidores públicos estaduais, e afirmar que o funcionalismo tem papel fundamental para fazer de Santa Catarina um Estado de excelência.

ELIANE RAMOS/DIVULGAÇÃO/ND

A bancada do Norte na Assembleia, durante o evento em Araquari: defesa da duplicação da BR-280 ou as privatização do trecho 

DE OLHO NAS RODOVIAS 
Debate na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Araquari contou com o peso da bancada da região Norte, entre eles o deputado Patrício Destro (PSB), que mesmo licenciado, não perdeu o evento que faz parte da proposta de formar um bloco político e econômico do eixo da BR-280. Enquanto a duplicação demora, Destro sugere que, se o governo federal não considerar a obra de duplicação uma prioridade estude a concessão da rodovia. Da esquerda para a direita, os deputados Carlos Chiodini (secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável), Darci de Matos (PSD), Destro e Dalmo Claro de Oliveira (PMDB). 

Aliás

E Santa Catarina ganha a sua Semana da Pedalada Ecológica, na terceira semana do mês de setembro, lei sancionada pelo governador Raimundo Colombo que tem uma inspiração interessante. Foram os pedidos de jovens “deputados” da Escola de Educação Básica Germano Wagenführ, de Porto União, que levaram o deputado Patrício Destro a apresentar o projeto que virou norma estadual para a defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, mesmo objetivo do Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, uma outra proposta nascida na Assembleia pelas mãos do então deputado Afrânio Boppré (PSOL).  

Efeitos

As cheias e o trabalho de recuperação nas cidades atingidas pela chuva no Estado fizeram com que a direção do PSD cancelasse o evento com mais de 200 pré-candidatos a prefeito e a vice, programado para ontem à noite, em Florianópolis. Foi respeitada a prioridade dos integrantes da sigla.

JOSEMAR SEHNEM/DIVULGAÇÃO/ND

A deputada Angela Albino discursa na conferência municipal da sigla como pré-candidata à prefeitura

PRÉ-CANDIDATA COMUNISTA 

Bem que a presidente estadual do PC do B, a deputada federal Angela Albino, avisou à coluna que não estava fora da disputa na Capital. No sábado, durante a conferência municipal da sigla, que elegeu a nova direção, ficou decidido que Angela é pré-candidata à prefeitura de Florianópolis justamente para romper com o que os comunistas chamam de “falsa polarização” entre Cesar Souza Júnior (PSD) e Gean Loureiro (PMDB). Outra decisão do PC do B é intensificar o apoio à presidente Dilma Rousseff e à democracia com a Frente Brasil Popular, além de preparar um ato político para marcar a posse de Angela na Câmara, que será amanhã. Na foto, a deputada (à direita) com líderes da sigla, entre eles o ex-vereador João Ghizoni.

* Deputados pedem que o governo do Estado construa uma passarela na SC-301, que passa pelo Bairro Itinga, em Araquari, sob a justificativa que os pedestres correm risco constante na região de grande desenvolvimento econômico. 

* A cada divulgação das pesquisas de avaliação sobre o governo e o desempenho da presidente Dilma Rousseff há um suspiro suspenso no ar, em Brasília, e hoje não será diferente, pois a Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulga os resultados da pesquisa MDA, que mede os índices de popularidade e traz e as opiniões sobre crise econômica e Operação Lava Jato, entre outros, com entrevistas em 24 estados.  

* Por falar em pesquisa, a do Ibope sobre a distante eleição presidencial de 2018 rifou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em quem 55% dos entrevistados não votaria de jeito, mas também mostrou que, pelo desgaste e rejeição, a classe política necessita se reinventar.

Loading...