Paulo Alceu

Análises qualificadas e comentários assertivos acerca dos assuntos mais relevantes para os catarinenses.


Vantagem acima de tudo

P ois é, a Abrasel, que representa os proprietários de bares e restaurantes de Santa Catarina, considerou que o turista estrangeiro foi o principal fator para o sucesso da temporada. Uma parte dos entrevistados destacou que esses turistas gastaram muito menos do que em anos anteriores, além de considerar menor o poder aquisitivo dos clientes. Pois é, do lado dos turistas a maior reclamação foi a alta dos preços. A maioria se concentrou nos altos custos cobrados por bares e restaurantes. Essa reclamação, na verdade, liderou entre as críticas feitas pelos visitantes que passaram pelo litoral catarinense e Florianópolis, seguido da mobilidade que, indiscutivelmente, está sendo um dos grandes desafios das administrações públicas. O Plamus na Grande Florianópolis, que visa enfrentar a “imobilidade” com uma infinidade de ações, não pode ficar apenas nas boas intenções e base para discursos ilustrativos. Tem que sair do papel para que os entraves no trânsito não se transformem em obstáculos para o turismo. Mas voltando à questão dos cardápios apimentados, a defesa do setor é de que a alta carga tributária passou a exercer uma forte influência nos preços cobrados. Com certeza, somados aos insumos, cada vez mais caros, os reflexos atingindo o bolso do consumidor são definitivos. É um problema para o segmento. Mas, lamentavelmente, há ainda uma forte cultura de levar vantagem e aproveitar o momento explorando e não conquistando o turista. E o mais complicado é que depois que vão embora o preço estratosférico continua, só que daí onerando os moradores. 


CARIMBO

Lideranças peemedebistas comentam que caso Angela Amin entre na disputa pela Prefeitura da Capital a campanha será mais concorrida do que contra o prefeito Cesar Júnior, que alegam estar carregando uma forte rejeição. Alfinetadas de pré-campanha.

Cobrança

As críticas do vereador Vanderlei  Lela Farias sobre a lentidão das obras do viaduto do Rio Tavares esbarraram num passado recente onde Lela ocupava o cargo de  intendente da região  Sul da Ilha na gestão Dário Berger, onde essa obra era uma promessa que não foi cumprida. Agora, o vereador do PDT cobra uma lentidão que quando ele era governo nada fez.

Agência Câmara/Divulgação/ND

Presença: Uma emenda assinada pela deputada Carmem Zanotto prevê a redução da jornada de trabalho, em até duas horas diárias, para mães de bebês com microcefalia que necessitam de assistência permanente. “Os portadores da doença precisam de acompanhamento profissional e cuidados especiais por parte das mães e responsáveis”, defendeu a parlamentar do PPS.

 

Inversão

Cesar Júnior deixa claro que vai disputar a reeleição. Enquanto isso , o PP só irá se pronunciar sobre alianças depois de exaustivas pesquisas. Sabe que, no momento, Cesar não ostenta bons índices. Daí fica a dúvida…caso lá na frente Angela Amin apareça em melhores condições que o prefeito, haveria uma inversão com o PP na cabeça de chapa tendo o PSD de vice? Repetindo, Cesar Júnior garante que vai disputar, com ou sem o PP.

Divulgação/ND

Famílias Acolhedoras: Esse programa já existe em Florianópolis por conta de uma lei de autoria do então vereador João Amin. Agora, como deputado, ele pretende estender para todo o Estado. Ontem expôs sua proposta no Conselho Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente, que teve a presença do secretário Geraldo Althoff, a fim de buscar sugestões e sanar dúvidas.  Esse programa possibilita às crianças e adolescentes medidas de proteção por falta de condições, devido a violações de direitos, de permanecer com a família de origem.

Obrigatório

A partir da próxima segunda-feira vão faltar 30 dias para o encerramento do cadastramento biométrico. Não se pode negar que houve todo o tipo de apelo, campanha, informação e estímulo para que o eleitor exerça sua obrigação. Segunda o presidente do TRE, desembargador Sérgio Baasch Luz, estará à disposição da imprensa fazendo um balanço da biometria em Santa Catarina.

Afastamento?

A decisão de ingressar no STF contra o governo federal questionando a dívida pública coloca o governador Raimundo Colombo na contramão da presidente Dilma, que é a mentora dos critérios contestados por Santa Catarina. Começa, quem sabe, a imprimir um novo momento usando como argumento a defesa do Estado para afastar-se do Planalto. Até porque defender a presidente já produziu alguns desgastes.

E agora?

Na reunião do Confaz, ontem em Brasília, a grande maioria dos Estados foi a favor da volta da CPMF. Contrários: SC, MT, GO, SP e PR. Pois é, a turma quer um pedacinho, já que haverá redistribuição para os Estados.

Reprodução/ND

Paizão: Nem tudo é segurança e combate a criminalidade. O secretário Cesar Grubba postou ontem no facebook sua satisfação de apresentar com “orgulho” o livro publicado da filha dele, Leilane Serratine Grubba…Estava vibrante.

 

Corte

Há um forte apelo em Joinville para aumentar a segurança a fim de combater com mais eficiência a criminalidade.  Só que a Polícia Militar terá dificuldades, pois além de um efetivo insatisfatório perdeu R$ 10 milhões no orçamento deste ano. Com menos recursos fica difícil até para dar treinamento aos policiais.

Loading...