Marta Gomes comanda a trip

A jornalista embarca em um motorhome e percorre mais de 2 mil quilômetros pelo Estado, trazendo as melhores dicas para quem gosta de passear, se aventurar e apreciar as delícias gastronômicas da estação.

Patrocinadores

  • Fort Atacadista
  • Fraldas BabyPiss
  • Frahm
  • Orcali

Viaje sem sair do sofá

O Destino SC conta com 12 episódios e vai ao ar todas as sextas-feiras, no Balanço Geral. Não conseguiu assistir? Simples: é só ver a reprise no SC no Ar, nas segundas-feiras.

Gosta de curiosidades? Vem ver essas!

Aqui você encontra diversas informações sobre as regiões que conhecemos, além dos pratos deliciosos que mostramos ao longo desses 12 episódios. Vale conferir!

Influência indígena até na gastronomia

Influência indígena até na gastronomia

Não é só a Chapecoense que tem referências indígenas, não. A gastronomia do Oeste Catarinense também, viu? Na região você encontra diversos pratos com mandioca, palmito e, claro, pinhão. Inclusive, o entrevero também é muito popular por lá. A vontade bateu? Fácil: faça uma visitinha ao Grande Oeste. Você não irá se arrepender!

Já conhece a polenta no fio?

Já conhece a polenta no fio?

Essa é uma peculiaridade do Grande Oeste catarinense. Nesse caso, a polenta tem uma consistência um pouco mais firme, mas permanece macia por dentro, podendo ser cortada por um fio de algodão - por isso o nome. E então, bora experimentar?

Chamando todos os apaixonados por chocolate!

Chamando todos os apaixonados por chocolate!

Sabia que em São Bento do Sul, cidade do Planalto Norte, há pelo menos oito fábricas de chocolate? Sim, lá esse alimento é levado a sério. Tão sério que em 2018 foi fabricada uma barra de chocolate gigante, com 10 metros e 100 quilos. É chocólatra? Então já sabe: você precisa conhecer essa cidade.

Encante-se pela culinária polonesa

Encante-se pela culinária polonesa

Sabia que o Planalto Norte tem grande influência da Polônia? Tanto que um dos pratos mais apreciados na região é o pierogui, um pastelzinho cozido, recheado com requeijão ou ricota fresca, que é muito leve e delicioso. Vale experimentar, principalmente se você for a Campo Alegre.

Korovai: um pão feito especialmente para o casamento

Korovai: um pão feito especialmente para o casamento

O Planalto Norte também é conhecido pela influência ucraniana. Em Papanduva, por exemplo, você pode experimentar o korovai, um pão típico da Ucrânia, feito especialmente para casamentos. Ele é feito com farinha de trigo, ovos e açúcar e era ofertado ao korovai, deus pagão do sol, em troca de um casamento próspero.

Não só de comida alemã vive o Vale do Itajaí

Não só de comida alemã vive o Vale do Itajaí

Se você gosta da gastronomia portuguesa, precisa fazer uma visitinha a Itajaí. Isso porque a cidade conta com diversas opções, como sardinha na brasa, bolinhos de bacalhau, frutos do mar e até uma festa, a Marejada, considerada a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil. Bora?

Por que a região é conhecida pela gastronomia alemã?

Por que a região é conhecida pela gastronomia alemã?

Porque em Blumenau e outras cidades você encontra o melhor da Alemanha, e tudo aqui, em Santa Catarina. Aproveite para experimentar os clássicos gefüllte (marreco recheado), eisben (joelho de porco), além do strudel e da verdadeira torta alemã. Os pratos até podem ser um tanto “diferentões”, mas vale conhecer.

O vale da cerveja

O vale da cerveja

Sabia que a produção de cerveja artesanal no Vale do Itajaí é até 13 vezes maior do que no restante do país? Não à toa, a região é também conhecida como o “Vale da Cerveja” e conta com cerca de 16 cervejarias. Incrível, não é? Agora é só passar por lá e aproveitar. Saúde!

Pensa em uma comida tropeira boa…

Pensa em uma comida tropeira boa…

O Meio Oeste e a Serra Catarinense são muito conhecidos pela comida tropeira: aqueles pratos simples e maravilhosos, feitos em panelas de ferro e fogo de chão, como o arroz de carreteiro, o entrevero lageano e a paçoca de pinhão. Comida quentinha e saborosa você encontra por lá!

Já experimentou o café camargo?

Já experimentou o café camargo?

Esse é um dos cafés mais servidos pelos hotéis-fazenda do Meio Oeste e da Serra Catarinense. O camargo é feito com 50% de café e 50% de leite, vindo diretamente da vaca. O sabor é incomparável, já que o café fica com uma espuminha e gordura naturais. Vale experimentar!

Não deixe de experimentar o frescal

Não deixe de experimentar o frescal

O Meio Oeste e a Serra Catarinense também são muito conhecidos pela carne frescal. Ela é parecida com o charque. É feita com carne de boi e sal grosso, curtida por 12 horas em gamelas, para que desidrate, e depois, estendida ao ar livre. Se você passar por essas regiões, experimente!

Você precisa provar a tainha

Você precisa provar a tainha

A pesca da tainha é um evento importante na Grande Florianópolis e, se você visitar a região, precisa provar esse peixe que é uma delícia. E como ela é sazonal, é bom você aproveitar o inverno para apreciá-la de diversas formas - frita, assada no forno, na brasa - inclusive com a ova.

Pastel e caldo de cana = par perfeito

Pastel e caldo de cana = par perfeito

Passar pelo mercado público de Florianópolis, sem beber um caldo de cana e comer um pastelzinho de berbigão? Não pode! Você precisa descobrir a delícia que é essa dupla. Não gosta de berbigão? Pastel de siri, de camarão e até o tradicional, com carne, também são ótimos e vale experimentar, principalmente nos dias friozinhos, com sol.

Vai um pirãozinho de peixe aí?

Vai um pirãozinho de peixe aí?

Outra comida típica da Grande Florianópolis é o pirão de peixe. O prato é queridinho dos moradores da região e é feito com dois ingredientes: farinha de mandioca e caldo de peixe. Ele faz tanto sucesso que está presente no cardápio de muitos restaurantes - dos mais simples, aos mais sofisticados. Vale experimentar!

Saudade da comida da nonna?

Saudade da comida da nonna?

O Sul de Santa Catarina tem uma grande influência italiana. Nova Veneza é um exemplo disso e é considerada a cidade mais italiana do Estado. Como você já deve imaginar, a gastronomia da região é repleta de massas caseiras, polentas, galetos, galinha caipira ensopada e muitos outros. Bem comidinha de vó, sabe? Vale a visita.

Dias frios pedem um bom vinho

Dias frios pedem um bom vinho

O vinho é uma bebida muito querida pelos catarinenses - principalmente no inverno. Em Urussanga, no Sul do Estado, é possível visitar duas vinícolas e apreciar seus vinhos. O lugar é tão mágico e a bebida é tão gostosa que, com certeza você irá querer voltar.

Gosta de queijos? Você precisa experimentar fortaia

Gosta de queijos? Você precisa experimentar fortaia

A fortaia é outro prato característico da região Sul de Santa Catarina. Ela é feita a partir de uma mistura de ovos e queijo colonial e pode ser servida como acompanhamento de outro prato que muita gente ama: a polenta. Alguns também adoram comer fortaia com galinha caipira ensopada. E então, bora experimentar?

O poder das águas termais

O poder das águas termais

O Grande Oeste catarinense é muito conhecido por suas águas termais. Se você busca por descanso, vale conhecer a região. Grande parte das piscinas de águas termais são aquecidas, então a visitação ocorre mesmo durante o inverno. Além disso, esse tipo de água faz muito bem ao organismo e proporciona uma sensação maior de bem-estar.

De olho no pôr do sol

De olho no pôr do sol

Se você gosta de ver o pôr do sol, precisa conhecer o Mirante Volta do Dedo, em Coronel Freitas, cidade do Grande Oeste. O lugar é maravilhoso para manter um contato maior com a natureza, fazer um piquenique em família e aproveitar os dias de sol do inverno.

Conheça o Caminho dos Príncipes

Conheça o Caminho dos Príncipes

São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, no Planalto Norte, fazem parte do “Caminho dos Príncipes”, região que traz o turismo rural, história e paisagens incríveis. Se você gosta de ecoturismo e esportes de aventura, precisa passar por lá.

Um lugar para se aventurar

Um lugar para se aventurar

Itajaí, cidade do Vale do Itajaí, é composta por uma paisagem incrível e muitas opções para quem gosta de aventura. Uma delas é o voo livre, no Parque Natural Municipal, em que você pode apreciar a natureza de um ângulo especial da cidade.

Você prefere praia ou campo?

Você prefere praia ou campo?

No Vale do Itajaí você encontra diversas atividades para fazer tanto na praia, quanto no campo. Isso porque a região é composta por diversas praias incríveis, além de morros cobertos pela vegetação da Mata Atlântica. Um prato cheio para apreciar a natureza!

Um lugar calmo e bonito para visitar

Um lugar calmo e bonito para visitar

Pomerode, que também faz parte da mesorregião do Vale do Itajaí, é um lugar incrível para ir com a família. Ela é repleta de belezas naturais e paisagens bucólicas, além de casas no estilo alemão, superbonitas e charmosas. Vale a visita!

Será que neva?

Será que neva?

A serra catarinense é muito conhecida pelas belíssimas paisagens, pelo frio e, muitas vezes, pela neve. Agora no inverno, é bom ficar atento à previsão do tempo e se planejar para dar um pulinho na serra e visitar cidades como Urupema, Urubici e São Joaquim. Vai que você tem sorte e encontra a neve?

Cascata congelada

Cascata congelada

Se você não conseguir ver a neve, pode ver a cascata congelada, em Urupema, na Serra Catarinense. Ela já virou uma atração turística no inverno e congelam quando as temperaturas ficam abaixo de zero. Então não se esqueça de se agasalhar bem para curtir essa paisagem linda.

Já conhece as dunas de Florianópolis?

Já conhece as dunas de Florianópolis?

Floripa é conhecida pelas maravilhosas praias que possui e, no inverno, sabemos que nem sempre é possível apreciá-las. Mas você pode aproveitar essa época para conhecer as dunas da Joaquina e tirar um tempinho para apreciar a natureza ou se divertir, praticando sandboard.

Ponte Hercílio Luz

Ponte Hercílio Luz

Visitar a Grande Florianópolis e não conhecer a Ponte Hercílio Luz está fora de cogitação, ainda mais nos dias ensolarados de inverno. Ela já virou uma das belezas da cidade e abre para visitação no fim de semana. Você vai amar caminhar por ela ter uma visão mais completa da Beira-mar Norte e Continental.

Piquenique à beira do mar

Piquenique à beira do mar

Os momentos em família - e entre amigos - podem ficar ainda mais divertidos com um piquenique na Beira-mar Norte de Florianópolis ou em Santo Antônio de Lisboa, um bairro incrível e histórico da Capital. Organize-se, monte sua cestinha e aprecie o pôr-do-sol nesses lugares que são lindos (e mágicos).

Quer ver as baleias de perto?

Quer ver as baleias de perto?

No Sul do Estado, a Rota da Baleia Franca, em Laguna, Imbituba e Garopaba, faz muito sucesso. Durante o inverno é possível ver as baleias na região. Essas avistagens ocorrem por terra, a partir dos costões da praia. Vale se programar e ir.

Descansando nas águas termais

Descansando nas águas termais

No Sul Catarinense também tem águas termais. Em Tubarão, a água termal chega até 37º na fonte e é considerada a segunda água termal mais radioativa do Brasil - e isso é ótimo! Esse tipo de água traz diversos benefícios para a saúde, além de ajudar a relaxar.

Além da trip

Confira nossos conteúdos extras sobre o Destino SC. Aqui você encontra diversas informações sobre as regiões que percorremos, além das experiências e da gastronomia.

Agora é a sua vez!

Compartilhe suas sugestões de cidades e experiências para visitarmos.
Conte pra gente porque nosso motorhome precisa conhecer a sua cidade em 2023!