Encontros da Semana de Enfermagem 2019 encerram em junho

Aprendizado e troca de experiências foram o resumo de quinta-feira, 23 de maio, quando ocorreu o quinto Encontro da Semana de Enfermagem 2019, realizado em Florianópolis pelo Coren/SC, com apoio do Cofen. O evento ocorreu no auditório do Senac, na Prainha, e reuniu cerca de 150 participantes. Na abertura, a presidente do Coren/SC, Helga Regina Bresciani, ressaltou o papel fundamental de cada um na valorização da categoria. Nos próximos dias 12 e 13 de junho, ocorrerão os mesmos encontros nas cidades de Blumenau e Joinville, respectivamente. As inscrições poderão ser realizadas pelo site www.corensc.gov.br. Os eventos são gratuitos e os participantes recebem certificado de participação.

Pela manhã, na Capital, a presidente do Coren/SC fez a conferência com o tema da Semana: “Enfermagem: uma voz para liderar. Saúde para todos”. Ela alertou sobre o uso de novas tecnologias, mas aliado à manutenção da essência do cuidado, e trouxe números da presença de profissionais de Enfermagem em Santa Catarina e no Brasil. “O déficit ainda é um grande desafio, pois somos nós que ficamos 24 horas por dia com os pacientes e representamos 50% dos profissionais na formação das equipes de saúde”, disse.

Ainda na parte da manhã, ocorreu um Julgamento Simulado de Processo Ético com participação de pessoas da plateia e conselheiros, que encenaram os papéis de denunciados e advogados. Foram apresentadas todas as fases de um processo ético, desde a admissibilidade, passando pela instrução e finalizando com o julgamento em si. Durante a tarde, os participantes foram divididos em dois grupos para acompanharem uma Oficina sobre “Segurança do Paciente Sem Romantismos”, ministrada pelas conselheiras Daniela Farinella Jora e Laís Concellos, e outra sobre “Dilemas Éticos no Cotidiano dos Serviços de Saúde” com as enfermeiras Maria do Carmo Vicensi e Elizandra Faria Andrade, integrantes da Comissão de Ética do Coren/SC.

Mais conteúdo