O Que é Dropshipping e Quais as Suas Vantagens?

Hoje em dia o número de consumidores fazendo suas compras online está sempre crescendo, não é mesmo? Por isso que é tão importante manter sua empresa bem atualizada e adaptada ao mercado tecnológico!

Quem não investe ao aprender como abrir uma loja virtual e e-commerce pode ter prejuízos financeiros enormes, afinal, muitos consumidores deixaram de fazer suas compras em lojas físicas. E nenhum bom empreendedor deseja perder clientes, vendas e ver sua empresa afundar.

Por esse motivo, é fundamental conhecer bem os modelos de lojas virtuais e as melhores plataformas de e-commerce para fazer as melhores escolhas. Com um ótimo planejamento e desenvolvimento sua loja virtual pode servir para alavancar o seu negócio!

Pensando nisso, que tal aproveitar agora mesmo para conhecer o que é drop shipping e quais as suas vantagens? Aproveite e aprenda também qual a diferença entre o modelo dropshipping e o de estoque próprio! Confira!

Tipos de Lojas Virtuais: Dropshipping e Estoque Próprio

Como as lojas virtuais vêm crescendo cada vez mais no mundo todo, adaptar-se à esta nova realidade é extremamente importante para manter sua empresa em atividade e com alta lucratividade.

Ao criar uma loja online você pode abandonar os custos com aluguéis, contas, instalações e manutenções de espaços físicos. Além disso, você pode usufruir de inúmeras outras vantagens como aumentar o alcance de seu empreendimento e suas vendas.

Para isso, antes de começar a montar sua loja virtual, é imprescindível entender bem quais são os tipos disponíveis e qual deles é o ideal para o seu negócio. Portanto, conheça a seguir dois tipos de lojas virtuais disponíveis.

O Que é Estoque Próprio?

Ter um estoque próprio para a sua loja online significa armazenar os produtos e mercadorias necessários para o seu comércio. Dessa forma, para manter um estoque próprio, você precisa ter um bom local de armazenamento e equipes responsáveis.

Estas equipes devem garantir que o transporte interno, externo e armazenamento ocorram de acordo com as condições de cada produto. Além disso, é importante que todas as mercadorias sejam fáceis de rastrear e que estejam bem organizadas.

Sendo assim, no modelo de estoque próprio existem custos relativos ao abastecimento de estoque e cadeia de suprimentos, assim como, custos com as equipes responsáveis pela organização e manutenção do espaço.

Uma vantagem neste modelo é a segurança em ter os produtos que serão vendidos prontos para serem entregues para os consumidores. No entanto, isso é garantido apenas quando há um bom controle e gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos.

Dropshipping – Foto: Divulgação

O Que é Dropshipping?

Drop shipping é um modelo de loja virtual em que o estoque não é de responsabilidade de sua empresa, mas sim, depende de estoque externo, de terceiros. O termo “dropshipping” vem de duas palavras em inglês, “drop” que significa soltar e shipping que significa “envio”.

Dessa forma, as mercadorias devem ser compradas diretamente de um lojista ou fornecedor, para que assim, seja possível entregá-las para os seus clientes que compraram em sua loja virtual.

O modelo dropshipping traz inúmeras vantagens, pois diminui custos e minimiza diversos riscos como, por exemplo, as mercadorias encalhadas. Ele é o modelo mais apropriado para quem não possui capital de giro para fazer investimento inicial.

O dropshipping só é possível através de parcerias entre a sua empresa e os fornecedores e lojistas. Assim, sua loja virtual fica responsável pelas vendas online e a entrega e estoque dos produtos é de responsabilidade dos seus parceiros.

Antes de optar por este modelo é extremamente importante que você escolha parceiros de confiança, pois eles precisam entregar o produto dentro do prazo e nas condições adequadas. Afinal, é a reputação de sua empresa que estará em jogo.

Como Funciona o Dropshipping?

No modelo dropshipping seu e-commerce é um intermediário entre os clientes e os fornecedores. Nesta forma de negócio, o lucro de sua empresa vem da diferença entre o preço pago pelos consumidores e o preço cobrados pelos lojistas e fornecedores.

Dessa forma, ao optar pelo dropshipping sua empresa pode obter um custo-benefício bastante sedutor. E muitos especialistas consideram o modelo ideal para pequenas empresas ou para aquelas que estão começando a atuar no comércio eletrônico.

Existem muitas outras vantagens em escolher o dropshipping para a sua loja virtual. Saiba mais a seguir!

Dropshipping – Foto: Divulgação

Conheça as Vantagens do Dropshipping

Há inúmeras vantagens em usar o dropshipping, listamos alguns destes benefícios abaixo. Confira!

Baixos Custos e Menos Despesas Fixas

Como sua empresa não precisará lidar com o estoque dos produtos vendidos pela sua loja virtual, no dropshipping os custos são reduzidos e as despesas fixas também são menores.

No dropshipping você não precisará gastar com, nem gerenciar:

  • Depósitos;
  • Níveis de estoque;
  • Embalagens de produtos;
  • Envios, devoluções e recebimentos de pedidos.

Além disso, evitará os gastos com equipes especializadas para manter o bom funcionamento de cada setor de sua empresa.

Não é Necessário Grandes Investimentos Iniciais

Ao utilizar o dropshipping fica muito mais fácil iniciar suas operações comerciais. Com o modelo, é possível gerenciar todas as operações até mesmo através de um home office.

Esta vantagem é bastante significativa, pois muitos empreendedores não conseguem começar seu negócio justamente pelos gastos iniciais altíssimos com produtos e estocagem.

Com o dropshipping, sua empresa pode começar sem nenhum gasto com produtos ou relativos ao depósito para armazenamento. Neste modelo, os produtos são disponibilizados através do contato com os seus fornecedores.

Sendo assim, você pode montar sua loja virtual e começar suas atividades sem se preocupar antecipadamente com o estoque de produtos. Então, sem grandes investimentos iniciais e em poucas etapas é possível colocar seu e-commerce para funcionar.

Aumento na Variedade de Produtos

No modelo dropshipping sua empresa não precisa escolher de forma limitada os produtos que serão ofertados em sua loja virtual. Como o estoque não precisa ser comprado antecipadamente, você pode testar as vendas com uma variedade maior de produtos.

E oferecer mais variedade é ótimo para aumentar também o número de clientes e as vendas de sua loja online.

Negócio Escalável e Mais Simples de Administrar

O dropshipping oferece a oportunidade de escalar com seu negócio de maneira bem simples de administrar. Como sua empresa não fica responsável pelo processamento e envio dos produtos, é possível expandir sem aumentar a quantidade de trabalho.

Dessa forma, o dropshipping possibilita um negócio escalável e bem mais fácil de gerenciar do que outros modelos disponíveis. Uma vez que os pedidos adicionais e entregas são de responsabilidade de seus fornecedores.

Portanto, neste modelo, o crescimento de suas vendas não impacta na quantidade de trabalho e nem resulta no aumento de gastos com funcionários.

Mais conteúdo