Santa Catarina já registra 77 óbitos por dengue neste ano. São mais de 70 mil casos confirmados da d ...
25 macacos são encontrados mortos no Alto Vale do Itajaí; entenda o caso
Secretaria de Saúde emitiu alerta aos moradores de Braço do Trombudo para cuidados necessários
A cidade de Braço do Trombudo, no Alto Vale do Itajaí, está em alerta para a Febre Amarela. No último mês, 25 macacos foram encontrados mortos no pequeno município de quase quatro mil habitantes.

A Vigilância Epidemiológica tem visitado as casas próximas dos locais onde os animais foram localizados para fazer um mapeamento. A orientação é para que os moradores tomem a vacina contra a doença.
Como alguns dos macacos estavam em avançado estado de decomposição, não foi possível coletar material para exame dos 25 mortos. Foi recolhido material de 11 e resultado de 1 chegou. Deu positivo para Febre Amarela.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Braço do Trombudo, até o momento não há informações de pessoas com a doença. Entretanto, reforça a importância de procurar um posto e se imunizar.

Febre amarela
É uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros.
Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelos mosquitos Aedes aegypti.
