25 macacos são encontrados mortos no Alto Vale do Itajaí; entenda o caso

Secretaria de Saúde emitiu alerta aos moradores de Braço do Trombudo para cuidados necessários

A cidade de Braço do Trombudo, no Alto Vale do Itajaí, está em alerta para a Febre Amarela. No último mês, 25 macacos foram encontrados mortos no pequeno município de quase quatro mil habitantes.

25 macacos são encontrados mortos no Alto Vale do Itajaí – Foto: Gerência Regional de Saúde/Arquivo25 macacos são encontrados mortos no Alto Vale do Itajaí – Foto: Gerência Regional de Saúde/Arquivo

A Vigilância Epidemiológica tem visitado as casas próximas dos locais onde os animais foram localizados para fazer um mapeamento. A orientação é para que os moradores tomem a vacina contra a doença.

Como alguns dos macacos estavam em avançado estado de decomposição, não foi possível coletar material para exame dos 25 mortos. Foi recolhido material de 11 e  resultado de 1 chegou. Deu positivo para Febre Amarela.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Braço do Trombudo, até o momento não há informações de pessoas com a doença. Entretanto, reforça a importância de procurar um posto e se imunizar.

Localidades em que os animais foram encontrados mortos – Foto: Prefeitura/DivulgaçãoLocalidades em que os animais foram encontrados mortos – Foto: Prefeitura/Divulgação

Febre amarela

É uma doença infecciosa febril aguda, que pode levar à morte em cerca de uma semana se não for tratada rapidamente. Em ambiente silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus, e os macacos são os principais hospedeiros.

Os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada entra em contato ou mora próximo às matas e é picada por um mosquito contaminado. No ciclo urbano, o vírus é transmitido ao homem pelos mosquitos Aedes aegypti.

Sintomas da Febre Amarela – Foto: Dive/SCSintomas da Febre Amarela – Foto: Dive/SC

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Saúde

Loading...