67 detentos testam positivo para Covid-19 em unidade no Norte de SC

Além dos detentos, um servidor público também foi contaminado pelo coronavírus na unidade prisional

Se o aumento da contaminação pelo coronavírus preocupa em toda Santa Catarina, não é diferente para quem está atrás das grades, pelo menos não em Porto União, no Planalto Norte catarinense. Neste fim de semana, 67 detentos e um servidor da Unidade Prisional Avançada (UPA) da cidade testaram positivo para a Covid-19.

67 detentos da UPA de Porto União testaram positivo para a Covid-19 – Foto: Google Maps/Reprodução67 detentos da UPA de Porto União testaram positivo para a Covid-19 – Foto: Google Maps/Reprodução

Segundo relatório da Secretaria de Saúde do município, na sexta-feira (26), a prefeitura foi informada de que havia 35 detentos com sintomas gripais na unidade. No mesmo dia, foram realizados 51 testes, dos quais 33 resultaram positivo para a doença.

Já no sábado (27), uma nova rodada de exames foi feita e, dessa vez, dos 97 testados, 34 estavam contaminados pela doença, totalizando 67 positivados. De acordo com a secretaria, todos eles foram atendidos individualmente, com medicação prescrita conforme cada caso.

Segundo o Deap (Departamento de Administração Prisional), os detentos estão estáveis e isolados. O órgão afirmou que faz a desinfecção diária das instalações e que segue protocolos para evitar a contaminação. Em todo o Estado, já são 3.884 detentos, funcionários e servidores do sistema prisional contaminados pela doença desde o início da pandemia. Destes, oito morreram – cinco detentos e três servidores.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde