A importância da atividade física em tempos de pandemia

É hora de reinventar muitas coisas, inclusive a forma de se exercitar. Veja as orientações do Studio Bella Forma para aproveitar este grande aliado da saúde na atualidade

Diretor do Studio Bella Forma, Murilo Silva – Foto: Heitor PergherDiretor do Studio Bella Forma, Murilo Silva – Foto: Heitor Pergher

Com o surgimento do novo coronavírus (COVID -19) o mundo está mudando  e, com isso, estamos nos reinventando  em tudo o que fazemos. A ideia é fazer tudo para minimizar as possibilidades de contágio da doença e seus fatores agravantes.

Com este propósito, o Studio Bella Forma vem intensificando a prática de atividades físicas, que pode ser uma importante aliada neste processo.

Lembra o proprietário Murilo Silva, que os benefícios dos exercícios físicos são inúmeros, inclusive quando se trata da questão imunológica.

“Precisamos ter em mente que a  atividade física não previne o contágio do novo coronavírus. Porém, deixa o organismo mais resistente e protegido contra outras doenças oportunistas, que podem ser fatores determinantes para potencializar a ação de diversos vírus”, diz Murilo

Exercícios físicos são aliados da imunidade

Quando fortalecemos o sistema imunológico, a resposta do organismo passa a ser mais eficiente contra diversos casos de infecção.

É praticamente consenso entre os profissionais, que a prática regular de atividades físicas com intensidade moderada pode ser considerada uma aliada no aumento da imunidade.

O aumento dos linfócitos (células do sistema imunológico que fazem a função de defender o organismo de agentes desconhecidos) extingue e neutraliza células infectadas por vírus e bactérias. Consequentemente, elimina todo o desconforto e traz a melhora do quadro clínico.

O que diz a OMS

Atividade física é qualquer coisa que faça seu corpo mexer. E de acordo com as normas de Atividade Física da OMS, todos precisamos planejar a dose de atividade semanal, melhorando assim as funções cardiorrespiratórias, por meio de exercícios aeróbicos, musculação e alongamentos.

“Uma preocupação muito grande que nos assola nesses momentos de pandemia é a questão das pessoas que têm pré-disposição para ganhar peso. Elas ficam mais tempo sentadas, fazendo suas atividades profissionais de casa (Home Office)”, cita Murilo.

De fato, essas pessoas têm mais chances de desenvolver a síndrome metabólica e fatores envolvendo colesterol, pressão alta e demais patologias. Muitas vezes, ficam mais de 10 horas por dia sentadas e aumentam seus riscos de complicações futuras.

“Uma maneira de evitar ou amenizar o sedentarismo é se exercitar pelo menos de 3 a 5 horas por semana, diminuindo assim, os riscos”, sugere Murilo Silva.

Liberando o hormônio da felicidade

Todos sabem que a prática regular de atividade física nos ajuda a diminuir lesões e dores musculares e seus efeitos acabam sendo sentidos no dia a dia.

A rotina de atividades melhora a disposição na realização de tarefas, pois libera o hormônio endorfina, que é a sensação de felicidade. Ainda, melhora o sono, diminui o estresse e a ansiedade, e também a chance de desenvolver obesidade entre outros problemas.

“Não podemos relaxar, agora mais do que nunca, temos que nos proteger”, diz Murilo. “Precisamos nos periciar, nos prevenir e criar hábitos diários e mais saudáveis”, ressalta.

A recomendação é ficar em casa, sair somente se necessário. Mas atividade física com responsabilidade e orientação de um profissional qualificado e com toda segurança recomendada é fundamental neste processo.  

A experiência Bella Forma

Espaço amplo, higienizado e protegido, de acordo com as regras da pandemia – Foto: Heitor PergherEspaço amplo, higienizado e protegido, de acordo com as regras da pandemia – Foto: Heitor Pergher

É uma tarefa muito difícil manter as pessoas engajadas e ativas, mas o Studio Bella Forma, pensando no bem-estar e saúde, oferece o que tem de melhor no mercado. Murilo Silva e sua equipe convidam a todos para esta experiência.

Veja o que o Studio está oferecendo:

  • Personal Trainers
  • Atendimento em saúde
  • Segurança, sem aglomeração
  • Uso obrigatório de máscara
  • Álcool em gel em toda dependência do espaço
  • Ambiente bem arejado
  • Higienização a cada utilização
  • Profissionais bem capacitados
  • Trabalho somente com agendamento prévio, com, no máximo, 5 alunos por hora.

Entre em contato com o Studio Bella Forma e agende seus horários aqui.

+ Saúde Mais