Acompanhantes para o pós-parto voltam a ser liberados em maternidade de Joinville

Hospital restringiu o acesso após "situações de negligência e omissão de informações"; mães chegaram a fazer movimento pedindo a liberação

Após a grande repercussão nas redes sociais, a Maternidade Darcy Vargas retomou nesta quinta-feira (8) o acesso de acompanhantes para gestantes no período de pós-parto nos setores de internação. Um dos motivos foi a queda no número de casos ativos da Covid-19 na região.

Maternidade restringiu o acesso de acompanhantes em março  – Foto: Secretaria de Saúde do Estado/Reprodução/NDMaternidade restringiu o acesso de acompanhantes em março  – Foto: Secretaria de Saúde do Estado/Reprodução/ND

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, agora, todas as gestantes poderão ter um acompanhante para atendimento no pré, durante e no pós-parto, desde que a pessoa declare que não está com sintomas de gripe e não seja do grupo de risco.

A restrição no acesso de acompanhantes havia ocorrido em março. Segundo a unidade de saúde, isto ocorreu devido a situações de negligência e omissão de informações por parte de acompanhantes com relação aos sintomas gripais.

Além disso, na época, a maternidade alegou que a decisão era uma forma de proteger gestantes, recém-nascidos e profissionais de saúde de uma possível contaminação da Covid-19. A situação indignou mães e familiares, que chegaram a criar um movimento nas redes sociais pedindo pela liberação dos acompanhantes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Saúde